Home / Internacional

INTERNACIONAL

Drones russos fazem referência a suposta tentativa de assassinato de Putin

Drones russos levantam suspeitas de tentativa de assassinato de Putin: imagens revelam mensagens escritas nas caudas das aeronaves.

Uma mensagem aparente na cauda de um drone russo abatido diz "Para o Kremlin". Uma mensagem aparente na cauda de um drone russo abatido diz "Para o Kremlin".

Na noite desta quarta-feira (3), drones russos foram lançados em Odessa, na Ucrânia, carregando mensagens escritas que diziam "para Moscou" e "para o Kremlin". Essas mensagens levantam a suspeita de uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente russo Vladimir Putin.

Fotos divulgadas pelo Comando Operacional Sul da Ucrânia mostram as mensagens escritas nas duas caudas dos drones, que o comando disse mostrar o aparente "motivo do ataque". De acordo com o Comando Sul, 15 drones Shahed-131/136 foram disparados contra Odessa, dos quais 12 foram destruídos por forças de defesa aérea e grupos de artilharia. Os outros três atingiram os dormitórios de uma instituição de ensino.

A Rússia alegou que o ataque de drone foi uma tentativa de assassinato contra Putin. Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra um flash brilhante e uma nuvem de fumaça sobre uma parte do Kremlin, a residência oficial do presidente russo e o símbolo mais poderoso do poder em Moscou. Putin, no entanto, não estava no prédio no momento, de acordo com Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou as acusações, dizendo durante uma coletiva de imprensa: "Não atacamos Putin ou Moscou". Autoridades americanas disseram que ainda estão avaliando o incidente e não têm informações sobre quem pode ter sido o responsável.

Enquanto isso, um ex-parlamentar russo ligado a grupos militantes no país disse que o suposto ataque foi obra de guerrilheiros russos, não dos militares ucranianos.

As tensões entre a Rússia e a Ucrânia vêm aumentando desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. O conflito se intensificou em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, ocupando grande parte de seu território. Desde então, a Ucrânia tem sofrido com ataques aéreos e bombardeios por parte da Rússia.

Esse suposto ataque de drone aumenta ainda mais a tensão entre os dois países e levanta preocupações sobre a segurança do presidente russo. O Kremlin é um dos locais mais bem protegidos do mundo, e um ataque bem-sucedido contra Putin teria implicações geopolíticas enormes.

Porém, ainda não está claro quem está por trás do ataque. As autoridades russas acusaram a Ucrânia, mas a Ucrânia negou envolvimento no ataque. A possibilidade de que o ataque tenha sido realizado por guerrilheiros russos, como sugerido pelo ex-parlamentar russo, é uma possibilidade que ainda precisa ser investigada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias