Enchente no Nepal destrói ponte e deixa cinco desaparecidos
Redação Online
Publicado em 12 de outubro de 2026 às 15:28 | Atualizado há 49 minutos
Ponte de Soti Khola, no Nepal, é levada pela correnteza após enchente do rio Budhi Gandaki | Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
A ponte de Soti Khola, no distrito de Gorkha, no centro do Nepal, foi destruída pela força da enchente do rio Budhi Gandaki neste domingo (11/10). Imagens feitas por testemunhas mostram a estrutura resistindo à correnteza antes de colapsar e ser arrastada pela água.
A cheia do rio também destruiu várias casas e danificou a infraestrutura local. Um deslizamento de terra na vila de Chumnubri, no distrito de Gorkha, bloqueou temporariamente o curso do rio, o que agravou a inundação. O Ministério do Desenvolvimento de Infraestrutura do Nepal confirmou que a ponte Soti Khola foi totalmente levada pela enchente.
Duas mulheres e três homens estão desaparecidos, segundo a autoridade nacional de desastres do Nepal. O Exército informou que 49 pessoas, incluindo um estrangeiro, foram resgatadas. A nacionalidade do estrangeiro não foi divulgada. Moradores da região foram orientados a buscar áreas mais seguras.
O rio Budhi Gandaki é um afluente do rio Trishuli. A região já enfrentou outra catástrofe em agosto, quando o colapso de uma geleira provocou uma inundação que matou 1.457 pessoas e deixou milhares de desaparecidos.