Home / Internacional

INTERNACIONAL

Forças ucranianas retomam controle de 8 vilarejos, anuncia Ministério da Defesa

Hanna Maliar enaltece a coragem e o profissionalismo dos soldados ucranianos na linha de frente.

Soldados ucranianos na linha de frente em combate próximo a Bakhmut. Soldados ucranianos na linha de frente em combate próximo a Bakhmut.

Em um comunicado feito nesta segunda-feira (19), a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, anunciou que as forças armadas do país recapturaram oito vilarejos das forças russas nas últimas duas semanas. As operações ofensivas nas regiões de Berdiansk e Melitopol resultaram na libertação das comunidades de Novodarivka, Levadne, Storozheve, Makarivka, Blahodatne, Lobkove, Neskuchne e Piatykhatky.

Embora a posição de Piatykhatky tenha sido alvo de disputa no domingo (18), com relatos contraditórios por parte do governo russo, Maliar confirmou que as forças ucranianas retomaram o controle da vila. Além disso, ela destacou que as tropas avançaram 7 milhas em território ocupado pela Rússia, na região sul de Tavria, recuperando uma área de 113 km².

A vice-ministra expressou seu reconhecimento ao "profissionalismo e coragem" dos soldados ucranianos pelos avanços na linha de frente. Ela destacou que, na semana passada, as tropas permaneceram tanto na ofensiva quanto na defesa, enfrentando uma intensa atividade das forças russas. No leste da Ucrânia, foram registrados mais de 5.800 ataques e o uso de mais de 277.000 munições por parte das forças russas, especialmente nas áreas próximas a Bakhmut, Lyman-Kupyansk, Avdiivka e Mariinka.

A situação continua tensa na região, com os confrontos em curso entre a Ucrânia e as forças russas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias