Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis capacita sobre higiene das mãos

Medida é essencial para a prevenção e controle das Infecções relacionadas à assistência à saúde

A Enfermeira Maria Heloísa do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Policlínica de Quirinópolis conduziu, nos dias 12 e 13 de março, uma qualificação para os colaboradores sobre a melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde.

Segundo Maria Heloísa, a Capacitação tem o objetivo de contribuir com a mudança de sistema, priorizando a higiene das mãos como medida crucial de prevenção e controle das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde). “O aumento da adesão às boas práticas de higiene das mãos, pelos profissionais de saúde, é essencial para promover a segurança do paciente em serviços de saúde”, falou.

A enfermeira explica que os microrganismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. “A resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.


		Policlínica de Quirinópolis capacita sobre higiene das mãos
Divulgação

Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e micro-organismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, afirmou.

A profissional destaca que a preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados.

“Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel são as maneiras mais simples de evitar a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde. Estas práticas, de alcance universal da saúde, são baseadas nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde”, frisou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias