Hoje é Dia: combate à discriminação racial é destaque na semana
Redação DM
Publicado em 27 de junho de 2021 às 17:25 | Atualizado há 2 anos

Nesta semana, entre os dias 27 de junho e 3 de julho, fatos marcantes da história nacional e internacional completam datas redondas desde o acontecimento. O pau-brasil é a árvore nacional há 60 anos, a apresentadora e culinarista Palmirinha Onofre completa 90 anos o empreendedor da SpaceX, Elon Musk, 50. Também faz meio século do acidente que levou à morte a tripulação russa da espaçonave Soyuz.
Em 3 de julho, completam-se 70 anos da lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), que tornou a discriminação racial um crime no país. A data também marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, criado em decorrência da sanção da lei. Afonso Arinos foi um político e diplomata, que morreu em 2020, aos 89 anos. Foi ele o autor da lei, em 1951, quando deputado federal.
Os países que ratificam a convenção se responsabilizam a prevenir, eliminar, proibir e punir legalmente todos os atos e manifestações de racismo, discriminação racial e intolerância.
Leia também:
- Parlamento da França aprova lei que autoriza morte assistida em reforma controversa do governo Macron
- Goiano de 21 anos morre em acidente de moto nos Estados Unidos; família pede ajuda para traslado do corpo
- Flávio Bolsonaro diz não saber se foto com Sicário é real, mas afirma que atende a todos
- Mulher é resgatada em área de difícil acesso após ser mantida em cárcere privado em Niquelândia
- Torcida argentina celebra com festa e loucura a virada histórica sobre a Inglaterra em Buenos Aires