Home / Internacional

INTERNACIONAL

Investigação sobre explosão de Cybertruck em Las Vegas revela detalhes sobre o motorista

FBI investiga possíveis vínculos com terrorismo após ataque em Las Vegas e outro em Nova Orleans

Imagem ilustrativa da imagem Investigação sobre explosão de Cybertruck em Las Vegas revela detalhes sobre o motorista

Na quarta-feira (1º), em Las Vegas, o motorista do Cybertruck que explodiu em frente ao Hotel Internacional Trump se suicidou momentos antes de a detonação ocorrer, informou a polícia local na quinta-feira (2). De acordo com o xerife do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, Kevin McMahill, o homem atirou em si mesmo pouco antes de latões de gasolina e fogos de artifício que estavam no veículo serem detonados. O incidente deixou sete pessoas feridas.

A polícia encontrou uma arma ao lado do corpo do motorista, uma das duas pistolas semiautomáticas adquiridas legalmente em 30 de dezembro. Além disso, foram encontrados um passaporte, uma carteira de identidade militar, um iPhone e cartões de crédito dentro do veículo. O corpo exigiu a análise de DNA e outros registros médicos para confirmar a identidade da vítima.

O FBI investigou se o incidente, ocorrido no mesmo dia de um ataque a tiros em Nova Orleans que resultou na morte de 15 pessoas, tinha vínculos com terrorismo. No entanto, as autoridades esclareceram que os dois eventos não estão relacionados. Inicialmente, as semelhanças entre os casos chamaram a atenção, como o fato de ambos terem ocorrido no dia de Ano Novo e em locais de grande movimentação de pessoas. Além disso, os suspeitos dos dois incidentes alugaram veículos pelo mesmo aplicativo de aluguel, o Turo.

A vítima foi identificada como Matthew Livelsberger, de 37 anos, um soldado do Exército dos Estados Unidos natural do Colorado. De acordo com a polícia, ele estava de licença no momento da morte e agiu sozinho. Um parente de Livelsberger afirmou à agência Reuters que ele era um grande apoiador do ex-presidente Donald Trump. No entanto, o xerife McMahill ressaltou que, embora o incidente tenha ocorrido próximo ao estabelecimento ligado a Trump e o veículo utilizado tenha sido fabricado pela Tesla, de Elon Musk, conselheiro próximo do ex-presidente, não há informações que sugiram que a motivação tenha relação com essas ideologias.

O Cybertruck foi alugado em Denver no dia 28 de dezembro, e o motorista fez paradas em várias cidades, incluindo Albuquerque, Novo México, e Flagstaff, antes de chegar a Las Vegas na manhã da quarta-feira. Livelsberger dirigiu pela Las Vegas Strip, área turística famosa por seus hotéis e cassinos, passando em frente ao Hotel Internacional Trump antes de estacionar o veículo em uma área reservada a manobristas. A explosão ocorreu às 8h40, horário local (13h40 em Brasília), e levou ao esvaziamento do hotel, com a maioria dos hóspedes sendo transferidos.

Na mesma data, os Estados Unidos também registraram um ataque a tiros em Nova York, onde um grupo de homens disparou contra uma multidão, deixando dez pessoas feridas. Esses acontecimentos marcam o início de um ano violento no país, a poucos dias da posse de Trump na Presidência.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias