Home / Internacional

INTERNACIONAL

Japão e China discutem questões marítimas enquanto Pequim realiza simulação de ataque a Taiwan

Porta-voz do governo japonês disse que o país tem acompanhado os exercícios militares de forma consistente e "com grande interesse".

Japão e China se reuniram recentemente para discutir questões marítimas em meio a crescentes tensões na região do Mar da China Oriental. Os dois países realizaram uma reunião bilateral em Tóquio, onde discutiram temas como segurança marítima, cooperação econômica e prevenção de acidentes navais. No entanto, enquanto as conversas ocorriam, a China também realizou uma simulação de ataque a Taiwan, aumentando ainda mais as preocupações com a estabilidade na região.

A reunião entre Japão e China foi a primeira em dois anos e ocorreu em meio a disputas territoriais no Mar da China Oriental, onde ambos os países têm reivindicações concorrentes sobre as Ilhas Senkaku, conhecidas como Diaoyu na China. Apesar das tensões, os dois países buscaram fortalecer a cooperação econômica e a segurança marítima, com foco em questões como prevenção de acidentes navais e comunicação entre suas respectivas forças marítimas.

No entanto, enquanto a reunião ocorria, a China também conduziu uma simulação de ataque a Taiwan, um território que Pequim considera parte integrante do seu território, mas que é governado de forma autônoma. A simulação incluiu o lançamento de mísseis e aeronaves em direção a Taiwan, provocando preocupações sobre uma escalada nas tensões entre China e Taiwan, assim como com outros países da região e seus aliados.

As crescentes tensões no Mar da China Oriental e o recente aumento nas atividades militares chinesas perto de Taiwan têm gerado preocupações sobre a estabilidade e a segurança na região. Enquanto Japão e China buscam manter o diálogo e a cooperação em questões marítimas, a simulação de ataque a Taiwan por parte da China destaca a complexidade e sensibilidade das disputas territoriais e geopolíticas na região do Pacífico Asiático.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias