Home / Internacional

INTERNACIONAL

Javier Milei é eleito o presidente da Argentina pelos próximos quatro anos

Milei obteve 55,95% dos votos, derrotando o candidato do governo, Sergio Massa, da coligação União pela Pátria

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

O economista liberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, foi eleito neste domingo (19) o próximo presidente da Argentina. Com 86% das urnas apuradas, Milei obteve 55,95% dos votos, derrotando o candidato do governo, Sergio Massa, da coligação União pela Pátria.

Aos 52 anos, Milei enfrentará enormes desafios econômicos, como a inflação recorde de 140% ao ano e mais de 40% da população vivendo na pobreza. Durante a campanha, defendeu propostas polêmicas como a dolarização da economia e o fim do Banco Central.

Formado em Economia, Milei se elegeu deputado federal em 2021 com discurso "contra tudo e contra todos". Costuma ser comparado a figuras como Donald Trump e Jair Bolsonaro. Sua vida pessoal, como a relação com seus cachorros, também foi alvo de debates na disputa presidencial.

Nas eleições legislativas deste ano, o partido de Milei, A Liberdade Avança, foi o que mais cresceu, se tornando a terceira maior bancada no Congresso, atrás apenas da coligação de Massa e da oposição de centro-direita representada por Patricia Bullrich.

Com a vitória nas urnas, Milei terá que buscar governabilidade, já que, somados, os partidos de oposição ao peronismo (Liberdade Avança e Juntos pela Mudança) têm mais deputados do que a bancada do União pela Pátria.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias