Home / Internacional

INTERNACIONAL

Nova cédula e moeda terão imagem do Rei Charles III

O Rei Charles III será o primeiro monarca britânico a ter sua imagem estampada nas cédulas desde a Rainha Elizabeth II, em 1952.

Conheça as cédulas e moedas com o rosto de rei Charles III. Conheça as cédulas e moedas com o rosto de rei Charles III.

Neste sábado (6), o Reino Unido irá realizar a coroação do rei Charles III e, com ela, veio uma atualização nas cédulas e moedas do país. Nos próximos meses, o rosto do novo monarca estará estampado nas moedas, e a partir de meados de 2024, também nas cédulas.

A Casa da Moeda da Grã-Bretanha criou moedas comemorativas especialmente para a cerimônia, que vai ocorrer na Abadia de Westminster, em Londres, e vai apresentar o monarca usando a coroa Tudor. Essa é a primeira vez que a figura do rei aparece estampada nas notas.

Bilhões de notas e moedas em todo o mundo com o retrato da rainha Elizabeth II estão em processo de substituição após sua morte, em setembro de 2022. A imagem da rainha está estampada em algumas cédulas e moedas em toda a Commonwealth – uma associação de 54 países, quase todos colonizados anteriormente pelo Reino Unido.

Atualmente, existem mais de 4,7 bilhões de notas do Banco da Inglaterra em circulação, que juntas valem cerca de 82 bilhões de libras. Segundo o Banco da Inglaterra, as notas que apresentam o retrato da rainha Elizabeth II continuarão em circulação, ao mesmo tempo em que as novas notas do rei Carlos III poderão ser utilizadas da mesma forma.

As novas cédulas serão impressas apenas para substituir as que estão gastas e para atender a qualquer aumento geral na demanda por cédulas. A instituição afirma que sua abordagem está orientada com as orientações da Royal Household para minimizar o impacto ambiental e financeiro dessa mudança.

No entanto, a Austrália optou por não adicionar o monarca britânico na sua nova cédula de 5 dólares australianos. O novo design homenageia "a cultura e a história dos primeiros australianos", conforme anunciado pelo Reserve Bank of Australia (RBA). O banco consultou o First Australians para projetar uma nota de 5 dólares australianos, que pode levar vários anos para ser internada.

Quanto ao novo rei, Charles III tem 73 anos e será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica. Nascido em 1948, é o primogênito de Elizabeth e Philip, sendo o herdeiro desde os três anos, quando sua mãe assumiu o trono após a morte do rei George 6º. Ao se tornar o soberano, Charles teve a opção de adotar qualquer nome que escolhesse para seu reinado e optou por ser chamado de rei Charles III.

Embora o rosto do monarca esteja estampado em moedas desde o século 8, a personalização das cédulas é uma invenção recente. O soberano só começou a aparecer nas notas bancárias em 1960, o que faz com que Charles seja o segundo monarca ,e o primeiro rei a aparecer nas cédulas dessa maneira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias