Home / Internacional

INTERNACIONAL

Pedaço da Terra desaparecido há mais de 100 milhões de anos é encontrado por cientistas

Descoberta foi publicar em um jornal científico

Reprodução Reprodução

Um pedaço do planeta Terra que anteriormente fez parte da Austrália, e desapareceu há mais de 155 milhões de anos, foi encontrado por um grupo de cientistas.

De acordo com os pesquisadores o pedaço encontrado tem cinco mil quilômetros, e era chamado de Argolândia. Segundo divulgado, o nome foi dado em razão de um enorme buraco que o mesmo deixou no fundo do oceano, ou seja, na Planície Abissaí de Argo.

Os cientistas acreditavam em uma teoria de que o pedaço do planeta teria sido puxado de volta para o manto dele. Além disso ele teria derretido, conforme o que aconteceu com outro continente perdido, conhecido como Grande Adria.

Segundo os dados divulgados, a Grande Adria deixou marcas de sua existência, e que vieram a se transformar nas montanhas do Sul da Europa. O que não é o caso da Argolândia por exemplo, que alguns acreditaram ter vestígios nas montanhas do Sudeste Asiático, mas nada foi encontrado.

Os cientistas encontraram há pouco tempo fragmentos escondidos do continente desaparecido em ilhas, o que levou eles a sugerir que o mesmo se fragmentou à medida que avançava, em vez de deslocar uma grande quantidade de terra. Os cientistas publicaram a descoberta na quinta-feira, 19, no jornal científico Gondwana Research.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias