Home / Internacional

INTERNACIONAL

Primeiro-Ministro de Portugal renuncia ao cargo após ação do Ministério Público

Antônio Costa comunicou a decisão durante pronunciamento público

Imagem ilustrativa da imagem Primeiro-Ministro de Portugal renuncia ao cargo após ação do Ministério Público

O então Primeiro-Ministro de Portugal, Antônio Costa (Partido Socialista), renunciou ao cargo que ocupava após ser alvo de uma ação do Ministério Público do país. A operação investiga possíveis desvios nas concessões dadas pelo Governo para a exploração e venda de lítio de hidrogênio verde. O anúncio foi feito na última terça-feira, 7.

A ação do Ministério Público cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços diversos ligados a membros do governo, até mesmo a residência oficial do Primeiro-Ministro, o Palácio de São Bento em Lisboa, foi investigada pelos mais de 140 agentes que participaram da operação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Após o escândalo tomar conta dos principais jornais do país, Costa cancelou compromissos oficiais que estavam previamente marcados e apresentou seu pedido de renúncia ao Presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, que prontamente concordou e acatou o pedido do Premiê.

Durante o pronunciamento feito à nação que representou pelos últimos oito anos, Costa declarou que as funções de um Primeiro-Ministro não são compatíveis com suspeitas do cometimento de crimes.

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com a suspeita de qualquer ato criminal. Obviamente apresentei a demissão ao senhor Presidente da República. [...] Quero dizer olhos nos olhos que não me pesa na consciência qualquer ato ilícito. Confio na Justiça” afirmou.

O presidente Português, convocou o Conselho de Estado e deve se pronunciar apenas na próxima quinta-feira, 9.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias