Home / Internacional

INTERNACIONAL

Rússia lança ataques com drones na véspera de feriado, elevando a tensão na Ucrânia

Prefeito de Kiev denuncia que a Rússia lançou 60 drones kamikaze em ataques contra a Ucrânia, com destroços atingindo prédios civis na capital.

Rússia lança onda de ataques com drones na Ucrânia em véspera de feriado. Rússia lança onda de ataques com drones na Ucrânia em véspera de feriado.

A Rússia lançou sua maior onda de ataques de drones em meses contra a Ucrânia na segunda-feira, intensificando seus ataques na véspera do Dia da Vitória, 9 de maio, que comemora a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Kiev comemorou o feriado um dia antes, em nova ruptura com Moscou.

Na segunda-feira, o prefeito de Kiev disse que a Rússia disparou 60 drones kamikaze de fabricação iraniana contra alvos ucranianos, incluindo 36 na capital, todos abatidos, embora destroços tenham atingido apartamentos e outros prédios, ferindo pelo menos cinco pessoas.

Um depósito de alimentos foi incendiado por um míssil na cidade de Odessa, no Mar Negro, onde as autoridades informaram que três pessoas ficaram feridas.Foi a maior onda de drones em uma renovada ofensiva aérea russa que começou há 10 dias, após uma pausa desde o início de março.

Kiev disse que Moscou também está fazendo um esforço final para tentar capturar a cidade arruinada de Bakenmut, no leste, para entregar ao presidente Vladimir Putin o que seria seu único prêmio por uma dispendiosa ofensiva russa no inverno, a tempo do Dia da Vitória.

Moscou está se preparando para o desfile do Dia da Vitória na terça-feira, o dia mais importante do calendário para a Rússia sob Putin, que usa o triunfo soviético de 1945 sobre a Alemanha nazista para justificar sua invasão da Ucrânia.

Em nova ruptura com Moscou, a Ucrânia celebrou o Dia da Vitória na segunda-feira, em vez de terça-feira, segundo a prática de seus aliados ocidentais. O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que assinou um decreto para mudar oficialmente a data no futuro.

A rendição do exército alemão em 1945 ocorreu na madrugada de 8 de maio em Berlim, quando já era 9 de maio em Moscou, data que se tornou feriado soviético.A Ucrânia, como parte da então União Soviética invadida pelos nazistas, sofreu mais baixas per capita do que a Rússia na Segunda Guerra Mundial e foi um dos centros de judeus europeus exterminados no Holocausto.

"Recordando o heroísmo de milhões de ucranianos naquela guerra contra o nazismo, vemos o mesmo heroísmo nas ações de nossos soldados hoje", disse Zelensky, que se dirigiu à nação de uma colina com vista para Kiev.

"Infelizmente, o mal voltou. Assim como o mal invadiu nossas cidades e vilas então, também está agora. Como matou nosso povo então, também está agora", disse ele. "E todo o velho mal que a Rússia moderna está trazendo de volta será derrotado, assim como o nazismo foi derrotado."

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse acreditar que os veteranos na Ucrânia ainda mantêm o dia 9 de maio como um dia sagrado.A Rússia cancelou ou reduziu alguns dos grandes desfiles militares que geralmente acompanham o Dia da Vitória.

Os países ocidentais dizem que a decisão surgiu em parte por questões de segurança e em parte porque Moscou perdeu muito equipamento militar em uma ofensiva de inverno amplamente fracassada na Ucrânia, que viu o combate terrestre mais intenso na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Ucrânia, que no ano passado expulsou as forças russas das muralhas da capital e recuperou território substancial, manteve suas tropas na defensiva nos últimos seis meses, mas está preparando uma contra-ofensiva massiva nas próximas semanas.

A cara campanha de inverno da Rússia quase não ganhou terreno, exceto em torno da pequena cidade oriental de Bahamut.

O comandante das forças terrestres da Ucrânia, coronel general Oleksandr Syrskyi, que visitou a linha de frente , disse no domingo: "Os russos ainda esperam capturar a cidade até 9 de maio. Nossa tarefa é evitar isso." As tropas russas em Bakenmut são lideradas por Wagner, um exército privado que recrutou milhares de presidiários.

Danos

Em Kiev, as explosões puderam ser ouvidas durante a noite. Três pessoas ficaram feridas em explosões no distrito de Solomyanskyi e duas quando destroços de drones caíram no distrito de Sviatoshyn, ambos a oeste do centro da capital, disse o prefeito Vitali Klitschko no Telegram.

A administração militar de Kiev disse que os destroços de um drone caíram em uma pista do aeroporto de Zhuliany, um dos dois aeroportos de passageiros da capital, atraindo serviços de emergência para lá, embora não tenha havido incêndio.

Destroços de drones também parecem ter atingido um prédio de dois andares no distrito central de Shevchenkivskyi, causando danos, acrescentou.

Em Odessa, as chamas envolveram completamente uma grande estrutura identificada como um depósito de alimentos em fotos postadas no Telegram por Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odessa.

Depois que os alertas de ataque aéreo soaram por horas em cerca de dois terços da Ucrânia, a mídia local disse que explosões soaram na região sul de Kherson e no sudeste de Zaporizhzhia.

Vladimir Rogov, um oficial instalado pela Rússia em Zaporizhzhia, disse que as forças russas atacaram um armazém e a posição das tropas ucranianas na pequena cidade de Orikhiv. A Reuters não conseguiu verificar o relato de forma independente.

Separadamente, as forças da Rússia bombardearam oito pontos em Sumy, no nordeste da Ucrânia, no domingo, disse a administração militar regional em um post no Facebook.

Os ataques também se intensificaram nas últimas duas semanas em alvos controlados pela Rússia , especialmente na Crimeia.

A Ucrânia não confirma qualquer papel em tais ataques, mas diz que destruir a infraestrutura inimiga é parte de sua preparação para o tão esperado ataque terrestre.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias