Home / Internacional

INTERNACIONAL

Rússia reporta sucesso em frustrar ofensiva ucraniana em Donetsk em grande escala

Ministério da Defesa da Rússia declara falha do inimigo em atingir objetivos durante ataque em Donetsk.

Militares ucranianos em cima de tanque na cidade de Bakhmut, na região ucraniana de Donetsk. Militares ucranianos em cima de tanque na cidade de Bakhmut, na região ucraniana de Donetsk.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou no domingo (4) que repeliu uma "ofensiva em larga escala" das forças ucranianas na linha de frente na região leste de Donetsk. Segundo um comunicado do ministério, o ataque envolveu tropas ucranianas, tanques, veículos de combate de infantaria e veículos blindados de combate.

De acordo com o comunicado, o objetivo do inimigo era romper a defesa russa na área considerada mais vulnerável da linha de frente. No entanto, o inimigo não teve sucesso em atingir seus objetivos. Essa declaração surge em meio a especulações sobre a iminente contraofensiva da Ucrânia, que poderia ser lançada nos próximos dias.

Donetsk e Luhansk, na região de Donbass da Ucrânia, foram tomadas por separatistas apoiados pela Rússia em 2014. Pouco antes da invasão em grande escala em 2022, o presidente russo Vladimir Putin competiu os dois territórios separatistas como estados independentes e ordenou o envio de tropas russas, desafiando o direito internacional.

Apesar dos esperados da iminente contraofensiva ucraniana, as autoridades do país ainda não forneceram um dado específico para o início das operações. A situação na região de Donetsk continua tensa, com a possibilidade de um agravamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias