Home / Internacional

INTERNACIONAL

Tempestade de frio nos EUA pode 'congelar pessoas em minutos'

Temperaturas podem chegar a -60ºC, sendo este o Natal mais frio dos Estados Unidos


			Foto: Drew Angerer/Getty Images
Fernando Boeira Keller

Parece até roteiro do filme "O dia depois de amanhã" (2004), no qual pessoas congelam instantaneamente devido às quedas bruscas nas temperaturas, mas uma brutal tempestade de frio vinda do ártico e que tem origem na Sibéria avança pelos Estados Unidos e faz os termômetros despencarem até quase -60ºC. Neste caso não há congelamento instantâneo, mas a velocidade com que o ar resfria preocupa os meteorologistas.

O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA em Chayene, estado do Wyoming, registrou que em apenas trinta minutos, a temperatura caiu de 6,1ºC para -16,1ºC, considerado um recorde em um curto espaço de tempo.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, as temperaturas podem cair para -46ºC e -56ºC até o final desta semana. O órgão afirma que este evento climático de inverno é "único em uma geração inteira". O NWS alertou no Twitter que “as pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”.


			Foto: Reprodução/"The day after tomorrow"
Fernando Boeira Keller

Cidade de Nova York coberta de gelo no filme "O dia depois de amanhã". Clima severo fez com que internautas apontassem semelhanças com o longa-metragem, no qual uma intensa massa de ar frio congela pessoa em segundos.

Mais de 135 milhões de pessoas estão sob alerta meteorológico neste fim de semana de Natal. Mais de 5,3 mil voos foram cancelados nos principais aeroportos do país devido às más condições do clima, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. Especialistas afirmam que este pode ser o Natal mais gelado em décadas.

Trata-se de um "ciclone-bomba" congelante, que é quando a temperatura cai 24hPa em 24h e uma massa de ar frio se choca com uma massa de ar quente.

O presidente Joe Biden fez um alerta e pediu para que os americanos obedeçam os avisos das autoridades locais para se manterem seguros. "Este é realmente um alerta climático muito sério aqui", disse o presidente.

Estados do Colorado e Wyoming e norte de Minnesota já registram estragos. Os governadores dos estados de Nova York, Kentucky, Carolina do Norte, Virgínia Ocidental e Oklahoma declararam estado de emergência. O governador de Ohio, Mike DeWine, considerou a situação como "única e perigosa".

No Colorado, a temperatura despencou de 5ºC para -22ºC na quinta-feira, 22. Em Chicago, há alerta de tempestade de inverno que está vigente até sábado e deve trazer centímetros de neve e ventos que chegam a 80 km/h

Até mesmo a Flórida, que costuma ser o estado mais quente durante o ano todo, sofrerá quedas repentinas de temperatura, sendo este o Natal mais frio em 30 anos no estado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias