Home / Internacional

INTERNACIONAL

Tensão no leste da Ucrânia: tropas enfrentam soldados do grupo Wagner em Bakhmut

Perdas significativas são relatadas na cidade, onde tropas ucranianas enfrentam soldados do grupo Wagner, ligado à Rússia.

Tensão no leste da Ucrânia: tropas enfrentam soldados do grupo Wagner em Bakhmut. Tensão no leste da Ucrânia: tropas enfrentam soldados do grupo Wagner em Bakhmut.

As tropas ucranianas e soldados do grupo Wagner, empresa paramilitar que apoia o exército russo, estão em combate intenso nesta segunda-feira (13) pelo controle do centro da cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia. Segundo Kiev, a batalha é feroz e há "perdas significativas" do lado ucraniano.

Bakhmut é considerada pequena, mas tem sido o centro das disputas entre Ucrânia e Rússia nas últimas semanas. O presidente russo, Vladimir Putin, vê a vitória nesta batalha como essencial para justificar os gastos de seu país na guerra, após uma sequência de meses de derrotas.

O governo ucraniano alerta que a queda de Bakhmut pode abrir caminho para novos avanços russos e reabrir um corredor estratégico para outras vitórias no futuro. A situação no leste da Ucrânia se agravou desde o início do conflito, em 2014, quando tropas russas anexaram a Crimeia e apoiaram separatistas em outras regiões.

Além disso, o governo ucraniano informou que pelo menos quatro soldados foram mortos e mais de 20 ficaram feridos nos combates em Bakhmut. Por outro lado, o grupo Wagner não divulgou informações sobre baixas entre seus combatentes.

A cidade de Bakhmut fica perto da fronteira com a Rússia e é estratégica por sua localização próxima à ferrovia que liga a Ucrânia à Rússia e à península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

As tensões entre a Ucrânia e a Rússia aumentaram nas últimas semanas, com confrontos na fronteira e a concentração de tropas russas na região. A Ucrânia acusa a Rússia de apoiar separatistas pró-Rússia no leste do país, o que Moscou nega.

O conflito no leste da Ucrânia já deixou mais de 13 mil mortos desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia. As negociações de paz têm sido intermitentes, sem resultado até o momento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias