Home / Internacional

INTERNACIONAL

Vírus testado em laboratório da China tem 100% de mortalidade

No estudo, cobaias infectadas com GX_P2V morreram em oito dias, e os pesquisadores observaram alta carga viral no cérebro e olhos dos ratos

Reprodução Reprodução

Cientistas na China testaram uma variante letal do coronavírus SARS-CoV-2 em animais, chamado de GX_P2V, gerando temores de uma nova pandemia. Segundo o Daily Mail, eles clonaram um vírus similar ao da covid-19, encontrado em pangolins, e o testaram em ratos geneticamente modificados.

No estudo, cobaias infectadas com GX_P2V morreram em oito dias, e os pesquisadores observaram alta carga viral no cérebro e olhos dos ratos. Um artigo no bioRxiv, ainda não revisado por pares, aponta riscos de transmissão para humanos. O vírus, estudado pela Universidade de Tecnologia Química de Pequim, foi identificado em 2017, antes da pandemia de covid-19, conforme reportado pelo Daily Mail.

O GX_P2V foi encontrado em pangolins da Malásia, sofreu mutações em um laboratório de Pequim, tornando-se mais letal. No estudo pré-publicado no bioRxiv, o vírus foi testado em 24 ratos, com todos os infectados pelo GX_P2V morrendo em até oito dias com sintomas severos. Pesquisadores notaram alta presença do vírus em várias partes do corpo dos roedores, incluindo o cérebro e os olhos, conforme reportado por um tabloide britânico.

No estudo, observou-se que a carga viral nos pulmões diminuiu no sexto dia, enquanto o cérebro dos animais apresentou alta presença do vírus. Isso sugere que o vírus infecta inicialmente o sistema respiratório e depois se move para o cérebro, diferindo do SARS-CoV-2.

O Daily Mail nota que, assim como a cepa original da covid-19, o GX_P2V também causou a morte de todos os ratos em certos estudos, indicando que sua letalidade em humanos pode não ser tão elevada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias