Home / Internacional

Erupção

Vulcão na Rússia volta à atividade após 15 anos

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Cientistas apontam que o vulcão Shiveluch, na Rússia, pode estar prestes a ter sua primeira erupção poderosa em 15 anos. Localizado em Kamchatka, uma região que concentra 29 vulcões ativos, ele é um dos mais ativos da península, com cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10 mil anos.

Segundo uma declaração feita no domingo, 20, pelo diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciências, Alexei Ozerov, a cúpula do vulcão estava muito quente. “À noite, a cúpula brilha quase em toda a sua superfície. Avalanches quentes com temperatura de mil graus Celsius (1.832 °F) rolam pelas encostas, fluxos piroclásticos descem. Esse estado da cúpula é observado, via de regra, antes de uma poderosa erupção paroxística”, afirmou.

Conforme noticiou a Jovem Pan, uma erupção pode representar um risco para voos internacionais e foi marcada com um nível de ameaça “laranja”, disse KVERT, o que significa que é provável que entre em erupção. De acordo com a NASA, a última vez que o Shiveluch entrou em erupção foi em 2007.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias