Home / Brasil

BRASIL

RJ: Justiça nega recurso, e acusados pela morte de Marielle vão a júri popular

A Justiça do Rio de Janeiro negou o recurso das defesas dos acusados dos homicídio de Marielle Franco e Anderson Gomes nesta terça-feira (9). Por decisão unânime, o policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz, vão ser levados a júri popular. Os advogados dos acusados vão recorrer mais uma vez, agora ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Lessa e Queiroz estão presos há dois anos no presídio federal de Porto Velho. Eles respondem por duplo homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, emboscada e sem dar chance de defesa às vítimas.

A decisão foi dos desembargadores da 1ª Câmara Criminal, durante audiência realizada hoje. A magistrada Katya Maria de Paula Menezes Monnerat disse que "a prova oral colhida nos autos trouxe sérios e concretos indícios da participação ativa dos réus no crime. Foram inúmeros depoimentos que cabe ao júri popular analisar e decidir a procedência dos mesmos".

A defesa de Lessa questionou as provas apresentadas pelo Ministério Público. "A acusação não há prova e nem indícios de que Ronnie Lessa estivesse dentro daquele carro. Uma testemunha, que não foi ouvida em juízo, categoricamente afirmou que a pessoa que atirou contra o carro que estava a vereadora era uma pessoa negra", disse o advogado Bruno Castro.

já as advogadas que representavam as famílias de Marielle e Anderson alegaram que as provas obtidas pelo Ministério Público e pela Delegacia de Homicídios da Capital são suficientes. "Provas periciais não deixam dúvidas sobre indícios de autoria. Acreditamos que deve ser mantida a decisão e que os recorrentes sejam julgados pelo júri", afirmou Luciana Pivato, advogada que representa Mônica Benício, viúva de Marielle.

A investigação do caso feita pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) foi realizada em grande parte através da análise de câmeras de segurança das ruas e acesso de dados de navegação como, por exemplo, a localização na noite do crime e pesquisas que foram feitas nos celulares dos dois.

Segundo a apuração da polícia, Lessa teria sido o autor dos disparos que mataram Marielle e Anderson, enquanto Élcio, é acusado de dirigir o carro prata usado nos assassinatos. (Com informações do UOL).

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias