Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Procon intensifica fiscalização nas agências bancárias de Anápolis

Nos últimos dias, o Procon Anápolis intensificou a fiscalização nas agências bancárias visando contribuir na melhoria da qualidade dos atendimentos prestados para o consumidor. De 23 estabelecimentos fiscalizados, foram lavrados 34 termos de constatação e aplicados 14 autos de infração. Os principais pontos fiscalizados foram tempo na fila para atendimento, caixas eletrônicos, sinalização e acessibilidade para pessoas com deficiência.

A lei municipal nº 3.788/2015 limita o tempo máximo de espera em fila de banco, não devendo ultrapassar 20 minutos para dias normais e 30 minutos para véspera de feriado ou pagamentos estaduais e municipais. A lei obriga as agências bancárias a colocarem à disposição dos clientes um número suficiente de funcionários para o atendimento ser realizado dentro do prazo estipulado. Em cumprimento à lei, o Procon pode penalizar as agências de R$ 2,5 mil à suspenção do alvará de funcionamento por 30 dias.

Durante a ação, foram encontrados sete dispositivos de áudio inoperantes – itens necessários em caixas eletrônicos para a utilização de usuários com deficiência visual, de acordo com a lei municipal nº 3.365/2009. Banheiros interditados e falhas no piso também foram problemas detectados.

O Procon Anápolis recebe denúncias semanalmente de pessoas insatisfeitas com agências bancárias. Em todos os casos, os fiscais conferem de perto e, caso seja constatada a denúncia, é feita a atuação. “A ação fiscalizatória assegura o cumprimento dos direitos das pessoas com necessidades especiais e usuários do sistema bancário em geral, que permanecem nas filas por longas horas sem qualquer tipo de atenção. O Procon Anápolis, incomodado com essa situação, tem buscado garantir a manutenção dos direitos e das obrigações das agências”, destaca o diretor do órgão, Wilson Velasco. O Procon Anápolis orienta o consumidor que exija a emissão da senha e autenticação durante o atendimento. De posse do comprovante da transação bancária, o cliente pode registrar a reclamação pelo tempo de espera.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias