Home / Cotidiano

COTIDIANO

Águas do rio Araguaia somem em alguns canais

Alguns pontos do rio Araguaia estão em terra fofa e na poeira. O rio que é conhecido como o mais famoso do Centro-Oeste, cheio de pescadores e beleza exuberante, hoje é motivo de tristeza.

A seca no Araguaia chegou ao extremo neste ano e é o retrato da combinação fatal entre o desmatamento, assoreamento, degradação de nascentes, uso irregular da água e o consequente desequilíbrio ambiental.

Alguns canais longos e largos do rio que eram tomadas pela água e repletas de peixe, hoje se encontram na terra, segundo a população local. Na região da Viúva, em Nova Crixás (GO), as pessoas chegam a passar de carro por um dos canais do Araguaia, onde, que há pouco tempo eram só águas.

O delegado de Meio Ambiente da Polícia Civil de Goiás (PCGO), Luziano de Carvalho, desenvolveu projetos de recuperação das nascentes e contenção de voçorocas ao longo do rio, mas o Araguaia atingiu um desequilíbrio muito grande e existe uma demanda e ação depredatória do que o rio pode oferecer.

A maior preocupação é como estará o rio que é e onde atrai milhares de turistas do Brasil, durante a alta temporada que será no próximo ano, o cenário é inevitável e que não se mostra positivo.

Leia Também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias