Home / meio ambiente

MEIO AMBIENTE

As regiões do mundo que estão enfrentando os maiores impactos das ondas de calor

Estudo alerta para áreas de alto risco de ondas de calor extremo em meio à crise climática global.

Afeganistão, Papua Nova Guiné e América Central como principais lugares para ondas de calor de alto risco. Afeganistão, Papua Nova Guiné e América Central como principais lugares para ondas de calor de alto risco.

Ondas de calor perigosas e recordes devem aumentar à medida que a crise climática se intensifica, e serão particularmente devastadoras em países e regiões menos preparados para elas, de acordo com um novo estudo publicado na revista Nature Communications. As regiões mais vulneráveis são o Afeganistão, Papua-Nova Guiné e América Central, incluindo Guatemala, Honduras e Nicarágua, devido ao rápido crescimento populacional e acesso limitado a cuidados de saúde e suprimentos de energia, que prejudicam sua resiliência a temperaturas extremas.

As ondas de calor têm um amplo impacto negativo, reduzem a qualidade do ar, pioram a seca, aumentam o risco de incêndios florestais e podem levar à deformação da infraestrutura. Elas também afetam muito a saúde humana, e o calor extremo é um dos desastres naturais mais mortais. A insolação é a doença mais grave relacionada ao calor, fazendo com que a temperatura do corpo dispare em questão de minutos e pode levar à incapacidade permanente ou morte.

Várias regiões já registraram temperaturas sem precedentes este ano, incluindo a onda de calor do noroeste do Pacífico em 2021, onde os recordes de alta temperatura não foram apenas quebrados, mas completamente destruídos, matando centenas de pessoas. O relatório determinou que o evento teria sido quase impossível sem a mudança climática.

Partes da China, incluindo Pequim, e países europeus, como Alemanha e Bélgica, também enfrentam um alto risco, de acordo com o relatório. Milhões de pessoas que vivem nessas regiões densamente povoadas podem ser gravemente afetadas pelas ondas de calor, mesmo que esses países tenham mais recursos para mitigar alguns dos piores impactos.

Os cientistas pedem aos governos de todo o mundo que se preparem para eventos de calor que vão muito além das temperaturas recordes atuais, como a criação de centros de resfriamento e a redução de horas para quem trabalha ao ar livre. Existem muitas políticas que os governos podem implementar para salvar vidas, como “preparar planos de gerenciamento de ondas de calor, garantir e testar sua implementação, entre outros”. Com a intensificação da crise climática, ondas de calor perigosas e recordes serão cada vez mais comuns, e a preparação é essencial para minimizar os danos causados por esses eventos extremos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias