Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ciclone Amphan coloca Índia e Bangladesh em estado de emergência

Índia e Bangladesh vão adotar procedimentos de evacuação em massa, que deve proteger milhões de pessoas, a medida é para limitar os prejuízos esperados em consequência do Super Ciclone Amphan. A projeção é de que o fenômeno natural atinja o Sul da Ásia entre a tarde e a noite desta quarta-feira (20).

Especialista e autoridades dos países argumentam que o Ampham já é considerado o ciclone de maior intensidade a passar pela região da Ásia demonstrando sua força aos cidadãos bengaleses desde a destruição causada pelo Sidr em 2007, momento que registrou aproximadamente 3,5 mil vítimas fatais. “A ação pretende evacuar mais de 2,2 milhões de habitantes para minimizar a sua devastação", afirmou Enamur Rahman, ministro de Gerenciamento e Assistência em Desastres.

A ação de evacuação determinou planejamento em resposta a crise de saúde sanitária que o mundo enfrenta, enfermidade causada pela infecção do novo coronavírus. De acordo Rahman, as proteções montadas em escolas atenderão as medidas de distanciamento social. Nas bases de apoio que serão estaladas o uso de máscaras será obrigatório.

Segundo informações de dados colhidos pelo Centro Comum de Alerta de Tufões dos EUA, o grande Ciclone chegou a alcançar uma velocidade de 270 km/h, porém, perdeu um pouco de força. A ventania deve atingir primeiro a cidade indiana de Calcutá, que faz fronteira com Bangladesh e tem uma população de cerca de 14 milhões de pessoas.

*Com informações do IG

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias