Home / Cotidiano

COTIDIANO

Obra de Banksy será leiloada em maio, para ajudar a saúde pública britânica

O artista de rua britânico Banksy que prefere não se revelar,  doou a obra, com o título “Game Charger” ao hospital de Southampton, sul da Inglaterra, em maio de 2020, durante a primeira onda da pandemia de Covid-19.

Banksy é considerado o mais famoso dos artistas urbanos, decidiu fazer uma homenagem aos profissionais de saúde pública britânicos ao leiloar a sua recente obra “Game Changer”, cujo dinheiro da venda reverterá para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). Mas ainda fará uma reprodução do desenho para manter no centro médico.

Segundo o jornal britânico The Guardian, referente a obra, os especialistas apontam valores entre os 2,5 milhões e 3,5 milhões de libras (2,91 milhões e 4,08 milhões de euros).

A obra de Banksy, retrata a enfermeira britânica como super-heroína Foto/Reprodução - Ansa Brasil

Na pintura em preto e branco, o quadro tem cerca de um metro quadrado, e impressiona a todos devido a atitude do menino, que jogou os bonecos do Batman e Superman no lixo para brincar com uma boneca de enfermeira que usa máscara e capa, para o jovem a enfermeira é seu herói favorito.

A empresa de vendas Christie's, que organiza a venda da obra diz que o quadro é uma "homenagem pessoal aos que continuam mudando o rumo da pandemia".

A Katharine Arnold, codiretora da Christie's e responsável pela arte do pós-guerra e contemporânea na Europa, explica, "O 'Game Changer' de Banksy trouxe uma luz de esperança para os funcionários e os pacientes do hospital de Southampton e o artista quis leiloá-lo em benefício do NHS".

Banksy, divulga sua obra 'Game Changer' Foto: Reprodução/Instagram/banksy

No momento que Banksy entregou a obra aos profissionais da saúde em maio do ano passado, o artista deixou um bilhete: "Obrigado por tudo o que estão fazendo. Espero que alegre um pouco o lugar, mesmo que seja apenas em preto e branco".

O leilão está marcado para o dia 23 de março, em Londres.

*Com informações do G1, Istoé e terra.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias