Home / Cotidiano

COTIDIANO

O goiano Antônio Caiado é um dos primeiros Sargentos de 1ª Classe do US ARMY

Antônio Caiado, brasileiro e goiano, mestre em Engenharia de Segurança, foi um dos primeiros sargentos de primeira classe do Exército Americano e atualmente é examinador de patentes do Governo Federal Americano e reservista na United States Armed Forces (US ARMY).

O oficial nasceu no interior de Goiás, em Mossâmedes, e em seguida se mudou para Sanclerlândia, município vizinho. Ainda contou detalhes de quando era criança, "Minha infância não foi muito diferente da de muitos brasileiros, comecei a trabalhar muito cedo. Já fui engraxate, vendia pães às 4h da manhã antes da aula, picolés, e salgados na feira aos domingos. E tudo isso com menos de 10 anos de idade."

Em 1995 seus pais se mudaram para Goiânia, acreditando que assim os filhos teriam uma educação escolar melhor. Após 5 anos, Caiado começou seu curso de Ciência da Computação, e em 2005, logo depois de se formar, emigrou para os Estados Unidos.

"Minha intenção inicial era morar na Austrália para aprender melhor a língua, mas acabei gostando dos Estados Unidos e resolvi ficar. Durante esse período, trabalhei no McDonalds e percorri boa parte do território americano como motorista de caminhão. E em 2009, 5 dias depois de conseguir meu Green Card, me alistei nas forças armadas americanas."

Naquela ocasião, os Estados Unidos estava em guerra declarada, assim, o processo de alistamento não foi complicado. Em abril do mesmo anos, o sargente viajou à Carolina do Sul para concluir seu treinamento básico de combate, e em Agosto foi ao Missouri finalizar o treinamento em armas de destruição em massa. Em 2010, foi enviado ao Afeganistão, onde serviu por 9 meses.

"Minha função na Operation Enduring Freedom, no Afeganistão, era a de Especialista em Armas de Destruição em Massa. Atuava dentro dos campos de concentração, com a logística de entrada e saída de mantimentos e equipamentos de soldados, verificando as entregas."

Caiado contou um pouco sobre sua experiência no país, "A situação no Afeganistão era, e continua sendo, bem caótica, lembro que naquela época cheguei a ver duas crianças brigando por uma garrafa de água. O contato com os nativos através das patrulhas me mostrou uma realidade que você não vê em filme algum. Embora fosse uma situação caótica, aquilo me incentivou a trabalhar mais para melhorar aquele país."

Ao retornar do Afeganistão, o oficial passou por vários treinamentos. Ele considera o de maior importância, o “Warrior Leader Course”, que é o curso de Primeiro Sargento, em 2012. Em 2016, voltou ao Missouri para concluir o Advanced Leaders em Armas de destruição em massa, que é a Segunda Escola de Sargento. Em 2019, retornou e concluiu o Senior Leaders em Armas de Destruição em Massa para se tornar Sargento Primeira Classe.

"Em minhas últimas operações no Oriente Médio, especificamente na Jordânia e no Kuwait, trabalhei na inspeção de equipamentos e pessoal, verificando se existia alguma falha que pudesse trazer perigo aos soldados, além de auxiliar no treinamento destes."

Ao fim da missão no Kuwait em julho deste ano, o sargento voltou à Goiânia para reencontrar sua esposa, pais e familiares. E estará voltando para casa, nos Estados Unidos no final de Agosto.

Encorajado pela família, Caiado decidiu "entrar no mundo das redes sociais". Em sua página do Instagram vem recebendo muitas perguntas, principalmente de jovens, interessados nas forças armadas americanas, e pessoas curiosas a respeito da vida militar.

"Apesar de ter participado de várias missões mundo afora, acredito ter descoberto a missão que será o maior desafio da minha vida: Encorajar pessoas. Trabalharei duro para ter êxito nesta nova jornada", finalizou.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias