mundo

Milhares abandondam casas após erupção de vulcão na Indonésia

Por estar localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, o arquipélago indonésio está suscetível a erupções e terremotos, além disso, há quase 130 vulcões ativos devido ao encontro das placas continentais

diario da manha
Foto: Divulgação

Milhares de pessoas abandonaram suas casas após a erupção do vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, neste sábado, 4. Nuvens de fumaça e cinzas escureceram a região, uma pessoa morreu e 41 ficaram com queimaduras, de acordo com o Jakarta Post.

Equipes de resgate foram até o local evacuar a população por conta do avanço da lava, que já causou destruição em Lumajang, no leste da ilha.

O porta-voz da agência informou que abrigos estão sendo construídos em váreas áreas.

Autoridades da região cercaram uma área de 5 km ao redor da cratera.

O vulcão se encontrava no segundo nível de alerta máximo desde a grande erupção que ocorreu há um ano, obrigando milhares a fugir.

Um vídeo mostra muitas pessoas correndo de uma nuvem densa.

Por estar localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, o arquipélago indonésio está suscetível a erupções e terremotos, além disso, há quase 130 vulcões ativos devido ao encontro das placas continentais.

No fim de 2018, a erupção de um vulcão no estreito entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um terremoto subaquático seguido de um tsunami, matando mais de 400 pessoas.

Leia também

Comentários