Home / Internacional

INTERNACIONAL

Nova Zelândia planeja proibir venda de cigarros para as próximas gerações

O governo da Nova Zelândia apresentou, nesta quinta-feira, 9, uma proposta com o intuito de impedir que qualquer pessoa nascida depois de 2008 seja proibida de comprar cigarros ou produtos derivados do tabaco pelo resto de suas vidas.

A proposta é que a nova lei entre em vigor a partir de 2027, sendo que uma pessoa de 14 anos em 2027 não poderá comprar cigarros aos 60 anos, em 2073.

As autoridades do país afirmaram que as providências para acabar com o consumo do cigarro estão demorando muito, por isso o motivo de entrar com uma lei mais rígida para que a população evite o tabaco para sempre.

Cerca de 13% dos adultos neo-zelandezes fumam, ante 18% há cerda de dez anos. Porém, entre a população indígena Maori, a taxa de fumantes é bem maior, cerca de 31% faz uso do tabaco, a mesma apresenta maiores taxas de doença e morte.

O governo pretende estudar saúde dos maoris nos próximos meses e encaminhar a proposta ao Parlamento em junho de 2022. A proposta é aprovar o texto até o fim do ano que vem.

Com as novas medidas, o governo estima que 5 mil morte serão evitadas anualmente.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias