Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ovo com embrião de dinossauro preservado é encontrado por cientistas

Nessa ultima terça-feira (21), Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, encontraram um ovo de dinossauro com um embrião dentro, extremamente conservado. De acordo com os pesquisadores o fóssil deve ter aproximadamente de 72 a 66 milhões de anos.

O ovo foi encontrado na região de Ganzhou, no sul da China, e provavelmente foi deixado por um dinossauro terópode desdentado. Esses dinossauros geralmente são carnívoros ou onívoros e bípedes. Historiadores e cientistas acreditam que a espécie vagou pela Ásia e pela América do Norte durante sua existência.

Fion Waisum Ma, coautor da publicação na revista iScience e uma das pessoas que participaram da descoberta, descreveu o fóssil como um dos fósseis mais bem preservados que ele já viu. "Este é um dos melhores embriões de dinossauro já descobertos", disse o estudioso à AFP.

Além de Waisum Ma, outros pesquisadores da Universidade de Birmingham, China University of Geosciences, Pequim e paleontólogos de Edimburgo, participaram da missão e descoberta do embrião de dinossauro.

Apelidado como “Baby Yingliang”, o embrião tem cerca de 27 cm de comprimento da cabeça à cauda ​​e, compactado, dentro de um ovo fossilizado alongado de 17 cm.

“Este embrião de dinossauro dentro de seu ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi. Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de passarinho enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros”, disse outro coator do projeto, professor de Paleontologia e Evolução na Universidade de Edimburgo, Steve Brusatte.

Após uma ampla pesquisa no pequeno embrião, o fóssil será alojado no Museu de História Natural Yingliang Stone em Xiamen, no sudeste da China.

Leia Também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias