Home / Internacional

INTERNACIONAL

Desaparecimento no AM: 'Intensifique o esforço', pede Jornais internacionais em carta a Bolsonaro

Editores de jornais, organizações e agências de notícias globais enviaram nesta quinta-feira, 09, uma carta conjunta ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo mais esforços nas buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo, 05, no Vale do Javari, no Amazonas.

O documento é assinado pelos editores dos jornais "The Guardian", "The Washington Post", "New York Times", "Wall Street Journal", "Folha de São Paulo", das agências de notícias Associated Press, France Presse e Bloomberg News e do Pulitzer Center, além de chefes e representantes de outros 18 veículos e organizações de comunicação e jornalismo. Leia a carta na íntegra:

Escrevemos para expressar nossa extrema preocupação com a segurança e o paradeiro de nosso colega e amigo Dom Phillips, e Bruno Araújo Pereira, com quem Dom estava viajando. Dom é um jornalista respeitado globalmente com um profundo amor pelo Brasil e seu povo.

Como você saberá por inúmeras reportagens da imprensa, Dom e Bruno estão desaparecidos na Amazônia há mais de três dias. Suas famílias, amigos e colegas solicitaram repetidamente assistência de autoridades locais, estaduais e nacionais e serviços de emergência.

Como editores e colegas que trabalharam com Dom, agora estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridades nacionais demorando a oferecer assistência mais do que muito limitada.

Pedimos que você intensifique com urgência e recorra totalmente ao esforço para localizar Dom e Bruno, e que forneça todo o apoio possível às suas famílias e amigos.

Os dois estavam numa embarcação de pequeno porte e desapareceram num trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte, região que vive sob constante conflito. Eles já faziam expedições na área fronteiriça com o Peru desde 2018 e já sofreram ameaças de morte de madeireiros e garimpeiros que tentam dominar o local.

"O Brasil está vivenciando um momento de descaso total e revés político em relação às políticas indígenas. Essas inseguranças têm sido parte de nosso cotidiano”, afirma o indígena Rodrigo Tremembé.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias