Home / Internacional

INTERNACIONAL

Queda de drone provoca tensões entre EUA e Rússia, com ameaças de retaliação e relações no nível mais baixo

Queda de drone militar norte-americano no Mar Negro eleva tensão entre EUA e Rússia, com possibilidade de retaliações e ameaças mútuas.

A queda de drone provoca tensões entre EUA e Rússia, com ameaças de retaliação e relações no nível mais baixo A queda de drone provoca tensões entre EUA e Rússia, com ameaças de retaliação e relações no nível mais baixo

Casa Branca e Kremlin trocam ameaças após drone americano ser derrubado na terça-feira (14) por militares russos. O Pentágono confirmou que um drone de vigilância militar dos EUA MQ-9 caiu no Mar Negro depois que um jato russo Su-27 atingiu sua hélice. Este é o primeiro incidente militar envolvendo os Estados Unidos desde a invasão russa à Ucrânia, há mais de um ano, e o caso levantou alertas por um conflito entre Moscou e Washington. O Kremlin critica constantemente o envio de armas à Ucrânia por países do Ocidente, principalmente os Estados Unidos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que, após o episódio, as relações entre os dois países estão em um estado "lamentável" e que desceram ao nível mais baixo. Já o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, avisou à Rússia que as tropas do país devem agora ser mais cuidadosas quando enviarem aeronaves ao espaço aéreo internacional perto dos Estados Unidos. Ele não informou se haverá trabalho de busca na região.

De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, dois jatos russos realizaram uma interceptação "imprudente" do drone espião norte-americano, o que resultou na colisão entre o SU-27 e o equipamento. Várias vezes antes da colisão, segundo os americanos, as aeronaves despejaram combustível no drone e voaram na frente dele em manobras inseguras. Já o Ministério da Defesa da Rússia disse que o drone norte-americano foi detectado perto da fronteira russa e, portanto, os jatos decolaram para averiguar a situação. A TASS, agência de notícias russa, negou o uso de armas aerotransportadas e o contato com o equipamento dos EUA.

Este incidente aumenta a tensão entre os Estados Unidos e a Rússia e coloca em xeque a relação entre os dois países. Ambas as partes precisam agora lidar com o incidente e trabalhar para evitar que ele se transforme em um conflito maior. É fundamental que as negociações diplomáticas sejam realizadas para resolver este incidente e evitar futuros problemas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias