Opinião Pública

A retomada do Parque Linear Macambira Anicuns

DM Redação

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 11:43 | Atualizado há 2 horas

Por Garibaldi Rizzo

O Parque Macambira Anicuns é um projeto urbano ambiental de grande porte em Goiânia, está interligado ao plano diretor de drenagem do município, pois o objetivo do parque é revitalizar a calha do Córrego Macambira e Ribeirão Anicuns, melhorando a qualidade da água e o controle de cheias na região através de obras de macrodrenagem e macrodrenagem.

Este programa, financiado pelo BID e pelo município, também envolve a criação de infraestrutura urbana e social, como iluminação, pavimentação, centros de saúde e escolas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores e a sustentabilidade ambiental da área.

Objetivo principal do programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (PUAMA) visa recuperar uma área ambientalmente degradada, melhorando a qualidade da água dos rios Macambira e Anicuns e controlando a erosão.

O projeto inclui obras de drenagem, construção de galerias de águas pluviais, recuperação de taludes e macrodrenagem/macrodrenagem, que são fundamentais para o escoamento da água e a gestão de inundações na área de intervenção.

A legislação municipal, através da Lei nº 9.123/2011, criou o Parque Macambira Anicuns como uma área de intervenção especial e disciplinou o regime urbanístico para essa região, utilizando os instrumentos da política urbana estabelecidos no Plano Diretor do Município de Goiânia. As intervenções do PUAMA se alinham com os objetivos do plano diretor ao promover a sustentabilidade urbana, melhorar as condições ambientais e de vida da população.

Além da drenagem, o programa investe em infraestrutura social, como postos de saúde, escolas, praças e iluminação, revitalizando a região. O objetivo é criar um ambiente mais saudável e sustentável, combatendo a poluição, a disposição inadequada de resíduos e promovendo a participação da comunidade.

A Prefeitura de Goiânia , por supervisão da Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação criou o Grupo Executivo de Projetos Prioritários que irá ser o responsável pelos Projetos definidos pela atual gestão considerados prioritários e de impacto a cidade. Uma grande missão.

Garibaldi Rizzo é arquiteto e coordenador técnico do GEPP.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia