Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

Ana Paula Rezende, do luto para a luta!

Onde Iris estava, lá estava sua ‘sombra’, Ana Paula.

Conheci Ana Paula Rezende ainda na campanha de governador em 2010, onde ela acompanhava seu pai, o saudoso, inesquecível e insubstituível Iris Rezende Machado. Ana foi a fiel escudeira de seu pai na campanha, acompanhando-o por onde ele fosse, percorrendo o interior de Goiás, desde a pequena cidade de Anhanguera, até os grandes e derradeiros comícios da nossa capital. Onde Iris estava, lá estava sua ‘sombra’, Ana Paula.

Também na campanha de 2014 desde a recepção no tradicional escritório de Iris na avenida T-9, onde nosso maior líder fazia questão de receber a todos com aquele delicioso café, um pão de queijo sempre quentinho e muita, muita prosa boa e suas inesquecíveis e contagiantes histórias. Iris era um político que tinha um carisma jamais visto. Conseguia prender a atenção de todos que o procuravam, desde o mais humilde trabalhador braçal, até chefes de Estado, o seu tratamento e carinho eram o mesmo, sem distinção.

Pois bem, depois do insucesso de duas campanhas para o governo em 2010 e 2014, muitos apostavam que a carreira de Iris tinha chegado ao fim. Para quem o conhecia, sabedor do ‘animal político’ que era, que o que o alimentava era a política, e pronto para receber a energia transmitida pelo povo, surgiu espontaneamente o movimento ‘Volta Íris’, gestado justamente na juventude do PMDB. O movimento criou corpo com a participação de lideranças e companheiros de partido que sempre se espelharam no ‘mestre’.

Tal movimento pedia para que Íris fosse o candidato a prefeito de Goiânia, cidade que o mesmo considerava como sendo sua filha mais velha. Durante dois anos, seu escritório político transformou-se numa verdadeira ‘romaria’ de políticos, amigos, empresários e gente comum, praticamente implorando para que Iris voltasse a pleitear a prefeitura de Goiânia. Quem estava lá a todo instante? Ela mesma, sua filha, Ana Paula.

Eu também tive a oportunidade de trabalhar com sua mãe, dona Iris Araújo, enquanto ela dirigiu a Fundação Ulysses Guimarães. Aprendi muito com Dona Íris, principalmente com sua firmeza de opinião, sempre combatendo o bom combate e com sua postura firme em defesa da democracia e contra as injustiças sociais. Pode-se dizer que dona Iris foi mesmo uma grande pedra no sapato dos corruptos, aqueles que fizeram de Goiás um balcão de negócios. Ela lutou contra tudo o que de pior existia neste Estado, por 20 longos anos.

Mas focalizando novamente Iris Rezende, é necessário relembrar a sua habilidade política. Ainda antes de 2016 ele se aproximou do então deputado Federal Ronaldo Caiado, adversário histórico do MDB. Estrategista e habilidoso, o ex-governador cravou Ronaldo Caiado em sua chapa majoritária para a vaga de Senador da República, uma verdadeira jogada de mestre, que deixou a situação, à época, toda atordoada, dando reais chances a Iris de sagrar-se governador de Goiás pela 3ª vez.

Pronto, nascia ali um namoro promissor e de sucesso absoluto entre Iristas e Caiadistas, concretizado e sacramentado até os dias atuais. Assim, em 2016 Iris sagrou-se prefeito de Goiânia pela 3ª vez, com total e irrestrito apoio do agora amigo e senador Ronaldo Caiado. O restante história todos conhecem, Iris transformou Goiânia num canteiro de obras, reequilibrou as contas, colocou a casa em ordem e realizou milhares de atendimentos, nos tradicionais mutirões que se espalharam em cada região da nossa capital, copiado acertadamente pelo governador Ronaldo Caiado, que implantou os Mutirões nos mesmos moldes em Goiânia, em parceria com a prefeitura, bem como pelo Estado de Goiás afora.

Voltando à nossa personagem principal, Ana Paula, acompanhou seu pai durante todo o período enquanto prefeito de Goiânia, ao longo dos quatro anos. A primogênita do casal Iris está se recuperando do luto relativo ao seu pai, que nos deixou há um ano e cinco meses, mais precisamente, no dia 9 de novembro de 2021 e, recentemente, de sua mãe, Iris de Araújo, cuja missa de sétimo dia foi realizada na última segunda-feira, 27 de fevereiro.

Ninguém questiona o legado político e administrativo de Iris Rezende e de dona Iris Araújo. Legado que precisa ser preservado, e a filha, a empresária Ana Paula Rezende Machado Craveiro, tem todos os predicados e total capacidade para dar continuidade ao trabalho profícuo dos pais. Em seu discurso no lançamento do documentário Iris 62 anos de vida pública, Ana Paula afirmou que seu objetivo daqui em diante, é zelar e preservar o legado político de seu pai Iris Rezende e agora, também de sua mãe, dona Iris de Araújo.

Portanto Ana Paula, sentimos muito e respeitamos este momento triste de luto. Todavia aguardamos o momento certo de começar a sua luta e, porque não dizer a nossa, pois você tornou-se unanimidade em todas as rodas de discussões políticas de Goiás. Seu pai e sua mãe geriram a semente de uma ‘árvore' em franco crescimento, faltando apenas regá-la e cuidar para que os muitos frutos venham nos brindar por muitas primaveras vindouras. Ana Paula, o pódium te aguarda e nossa querida Goiânia precisa de você.

Luiz Bruno Roriz é publicitário, especialista em Assessoria de Comunicação pela UFG.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias