Opinião Pública

Bem-aventurados os que constroem pontes, não muros

DM Redação

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 15:22 | Atualizado há 2 horas

Por Francisco Leite

“Caminheiro, não há caminho. O caminho se faz caminhando” – Antônio Machado

O poeta espanhol autor dessa frase de lapidar sabedoria nos remete à reflexão de que somente olhando para frente, sentindo a brisa fresca da renovação e construindo o futuro sobre bases sólidas de conhecimento, sentimentos puros e compromisso com o bem, é permitido ao indivíduo aspirar a um porvir alegre. Somente quem caminha ao encontro da Verdadeira Luz saberá o sentido de ter trilhado a senda da verdade e da fé.

Há indivíduos que buscam na partilha de saberes a matéria prima para edificar-se na moral, na espiritualidade, no conhecimento e na libertação. Significa dizer que quem permite acessos a si e aos seus poderá abstrair da convivência edificante com todos o melhor para sua vida. Assim é o homem e a mulher que constroem pontes, convivendo de forma pacífica com todos, sem preconceitos e sem reservas de qualquer natureza.O Grande Oriente de Goiás teve ao longo dos anos de sua edificação, irmãos de alto valor e de grande significado para a maçonaria universal.

Um desses que me refiro é o irmão Abdala Hanna Obeid, nosso past-Grão Mestre que recentemente deixou o honroso cargo. Sob seu comando o GOG expandiu suas fronteiras e firmou tratados de mútuo reconhecimento e amizade com potências maçônicas no Brasil e no estrangeiro que muito nos orgulham. Isso aconteceu justamente porque Abdala é desses indivíduos que levantam pontes para a fraternidade e cavam masmorras ao vício do preconceito, do orgulho e da mentira.Abdala tem uma sólida formação acadêmica de respeito à ciência e da busca da verdade fundada na experimentação, na observação e na verificação.

Fiel à sua origem libanesa, da antiga Fenícia, berço dos sábios arquitetos, construtores e artesãos do Templo de Salomão, ele traz em sua genética o humanismo que congrega para junto de si a fraternidade. Ele aprendeu com seu pai, Chamel Sarkis Hanna a enfrentar desafios com coragem, determinação e respeito, mas sem jamais se quedar à força do mal. Ele construiu pontes de firmeza notável e que colocou nossa potência entre as grandes da maçonaria espalhada pelo mundo. Por isso é necessário reconhecer e enaltecer: o caráter congregador e de unificação que nosso past-Grão Mestre deixou como legado. Vamos sempre nos lembrar dele como o edificador de pontes, do diálogo, da convivência pacífica e do amor fraternal.

Nosso próximo Grão Mestre, João Vicente de Castro Neto, terá junto com ele uma legião de irmãos dispostos a dar prosseguimento ao processo de edificação do Grande Oriente de Goiás. Sabemos que juntos seremos fortes e unidos seremos indestrutíveis. A ele caberá a missão de manter as pontes já edificadas e construir outras para que os verdadeiros irmãos venham a nós e sejam bem vindos às nossas casas.A um Grão Mestre compete reunir os irmãos para o estudo dedicado a lapidar corações, mentes e espíritos.

A ele cabe conduzir os irmãos para o trabalho abnegado na construção de um mundo mais justo e fraterno. E ele também tem a missão de dar recreação, alegria e cultura a todos os irmãos para que todos vivamos em perfeita sintonia com o universo, em harmonia com a humanidade e em concórdia com a maçonaria universal. A nosso irmão João Vicente Neto será dada por missão quebrar barreiras e limpar o caminho dessas pontes para que a verdade prevaleça, a mentira morra e o preconceito definhe.

Nós, do Grande Oriente de Goiás, vamos nos unir a ele e auxiliá-lo nessa tarefa, superando os muros da ignomínia e da maldade. Porque a história não se lembra de miasmas que confrontam a liberdade. A história, como ensina o pensador uruguaio, “é um profeta com o olhar voltado para trás”, que mostra o que foi, se posta contra o que foi e anuncia o que será. A história mostra que um mal tentou ser feito contra o Grande Oriente de Goiás, mas que o bem triunfará derrubando a mentira, o preconceito e o erro.Assim seja.

Francisco Leite é Past-Grão Mestre do Grande Oriente de Goiás e atual Grande Secretário de Relações Exteriores

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia