Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

Economia e legalidade com o vale transporte Pluxee

O vale transporte é um benefício oferecido por muitas empresas. Saiba como aplicar esse sistema de forma legal e benéfica para o seu negócio com a Pluxee

Cumpra as normas e economize: Gerencie o vale transporte de forma eficaz e legal

Os vales transporte estão sujeitos aos termos legais brasileiros e cada vez mais empresas optam por essa solução. Opções como a Pluxee podem ser úteis para garantir um gerenciamento eficaz e dentro das normas. Saiba mais e garanta que todo o processo é legal, eficiente e vantajoso para você.


		Economia e legalidade com o vale transporte Pluxee
Foto: congerdesign/Pixabay


O que é o vale transporte?

Na relação de trabalho entre empregadores e seus funcionários, o vale transporte, como o que encontra em Pluxee VT é considerado um direito básico dos trabalhadores.

Esse tipo de direito está contemplado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo esse o documento que cria um regulamento formal para as relações de trabalho.

Apesar de se tratar de um direito trabalhista, o fato é que a conceção do vale ainda gera muitas dúvidas nos gestores de empresas, uma vez que está sujeito a normas efetivas, que devem ser cumpridas.

No universo corporativo, as questões principais se relacionam com sua obrigatoriedade, suas vantagens, o cálculo dos valores e, claro, a forma de fazer tudo isso de um modo legal.

A que se refere o vale transporte?

O vale transporte é um benefício que a empresa fornece a seus colaboradores para suas deslocações. Ele pode servir no trajeto cotidiano do trabalhador, o que inclui as suas viagens em trabalho, as visitas a potenciais clientes ou fornecedores e os percursos de e para o local de trabalho.

O vale transporte também pode se fazer acompanhar do vale combustível, o que é aplicado por empresas com frota, sendo que isso se torna benéfico por permitir o uso de cartões pré-pagos muito seguros e fáceis de usar.


		Economia e legalidade com o vale transporte Pluxee
Foto: congerdesign/Pixabay


A situação atual e a lei do vale transporte

Vale a pena referir que, no Brasil, a questão dos custos relacionados com transporte e combustível se torna cada vez mais pertinente, já que as subidas nos custos criam dificuldades para as empresas e seus colaboradores.

No começo do ano, o diesel e a gasolina, já inflacionados, encareceram mais ainda com a introdução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tornando o acesso ainda mais dispendioso.

O vale transporte pode ser um modo eficaz para as empresas reduzirem seus custos de transporte, principalmente aproveitando o apoio de plataformas como a Pluxee. Para isso, no entanto, é importante que todas as normas sejam cumpridas.

Lei do vale transporte: o que diz?

O vale transporte está previsto pelo CLT e regulamentado pela Lei nº 7.418/85. Esse benefício deve ser concedido pelos empregadores aos seus colaboradores, não se tratando de uma reposição salarial, mas de uma antecipação das despesas com transportes.

O empregador deve considerar o deslocamento entre a residência e o local de trabalho por utilização de transporte coletivo público. O colaborador deverá compartilhar as despesas, informando qual o meio de transporte usado e quantas vezes será utilizado. Destacamos que não existe nenhum valor máximo ou mínimo estipulado para as passagens. No caso de o colaborador alterar sua residência e trajeto, ele deverá também compartilhar essa informação.

Esse benefício serve para os trabalhadores brasileiros que integrem os quadros da empresa, de modo fio ou temporário e é obrigatório, salvo se o colaborador não utilizar transportes públicos. Ainda assim, algumas empresas optam por fornecer apoio de transporte também a esses funcionários.

Algumas vantagens do vale transporte

Soluções como as apresentadas pela Pluxee vieram permitir às empresas economizar com um vale transporte, ao mesmo tempo que garantem a legalidade do processo.

Esse vale formaliza o legalmente estipulado, tendo cobertura nacional e parceria com centenas de operadoras de transporte brasileiras.

Esse tipo de serviço permite até uma maior roteirização dos trajetos, para que o colaborador possa encontrar a rota mais econômica.

Assim, ele pode economizar dinheiro às empresas e garantir a otimização de todos os processos operativos, por evitar desvios ou o uso indevido do dinheiro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias