Gerir uma empresa nunca foi uma tarefa simples, principalmente porque envolve enfrentar diversos desafios em um ambiente competitivo e de constantes mudanças como é o nosso mercado brasileiro. Um empresário, gestor ou administrador precisa ter visão de multitarefas, ou seja, que entenda das mais variáveis estruturas de atividades e processos de seu negócio. É neste ambiente complexo que eu gostaria de compartilhar com o nosso leitor alguns dos principais desafios que nós gestores enfrentamos e como eles impactam nas operações empresariais diariamente.
Um dos grandes desafios é a adaptação às mudanças de demandas dos consumidores e as tendências do mercado que acontecem muito rapidamente devido aos avanços tecnológicos, variações econômicas e sociais em todo o mundo. Por essa razão, empresas que não acompanham essas mudanças podem perder competitividade e inclusive chegarem à falência caso não percebam as mudanças e alterem seu curso com agilidade e eficiência. A solução para essa questão é investir em pesquisa de mercado, análise de dados e inovação para antecipar tendências e, assim, manter os produtos e serviços com boa aceitação no mercado e consequentemente uma boa imagem da marca na mente dos clientes.
A Gestão Financeira também é um fator crucial para a sobrevivência de um negócio. Como estamos acostumados a dizer e ouvir, “ o dinheiro não aceita desaforos”. Ou seja, quando falamos em recursos financeiros é preciso ter muita responsabilidade, agilidade, eficiência e um apurado conhecimento no controle de custos, uma administração correta do fluxo de caixa e assim atingir um resultado de maximização dos lucros. Vale ressaltar que a má gestão financeira pode levar a déficits e até à falência. O caminho para o sucesso nesta área é criar orçamentos detalhados, utilizar softwares de gestão financeira e monitorar regularmente os indicadores-chave de desempenho (KPIs).
O terceiro fator e não menos importante na manutenção e desenvolvimento de uma empresa é a atração e retenção de talentos. Encontrar profissionais qualificados e mantê-los engajados com a visão, alvos e metas estabelecidos para o sucesso dos negócios em um mercado altamente competitivo tem sido cada vez mais desafiador. A alta rotatividade de funcionários aumenta custos, afeta a produtividade e atinge diretamente a imagem da empresa no mercado. Oferecer planos de carreira, treinamento contínuo, benefícios atrativos e uma cultura organizacional positiva poderá contribuir para que talentos permaneçam mais tempo na organização, construam uma carreira profissional, estejam mais satisfeitos e consequentemente mais produtivos.
No início deste artigo é mencionado sobre as constantes mudanças no mercado. Na minha percepção, provavelmente Tecnologia e Inovação são as áreas que mais rapidamente se transformam e trazem aprimoramento ao ambiente de negócios. Portanto, acompanhar a rápida evolução tecnológica e utilizá-la de forma eficaz pode garantir um melhor posicionamento diante dos concorrentes. Empresas que não se digitalizam perdem eficiência e competitividade e podem estar correndo em direção ao fracasso. Acredito que investir em automação, ferramentas de análise de dados e treinamento tecnológico para os colaboradores é a melhor solução para manter a eficiência e eficácia dos processos internos.
Como cliente de várias empresas, tendo a visão de gestor, percebo ao visitar alguns empreendimentos que parte deles ainda não perceberam a importância da estruturação no Relacionamento com Clientes. Construir e manter uma base de clientes leais em um mercado cheio de opções não é uma tarefa fácil e sabemos que clientes insatisfeitos afetam a reputação e os resultados da empresa. Não há outro caminho, é necessário implementar estratégias de atendimento personalizado e utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para melhorar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los aos produtos e serviços oferecidos, permitindo que a receita seja mantida em constante crescimento.
Quando falamos em satisfação dos clientes, precisamos entender que a Gestão da Cadeia de Suprimentos impacta diretamente nesse objetivo, uma vez que garantir o fornecimento consistente de materiais e produtos, gerenciando custos e prazos, traduzem esses esforços em produtos com disponibilidade para imediata negociação e com preços mais competitivos. Por outro lado, interrupções na cadeia podem levar à perda de vendas e aumento dos custos. A solução é diversificar fornecedores, usar tecnologias de rastreamento e planejar estoques estrategicamente através de KPI’s eficientes que facilitam a tomada de decisão diária na compra e manutenção do estoque.
Por último e tão relevante quanto aos pontos mencionados anteriormente, a Liderança e Gestão de Equipe está diretamente conectada aos desafios de administrar e desenvolver negócios. Garantir que a equipe esteja alinhada com os objetivos da empresa, reduzir a falhas de comunicação e liderança podem afetar diretamente na produtividade. A empresa que investir em treinamento em liderança, comunicação eficaz e clareza nas metas organizacionais, certamente poderá garantir excelentes resultados. Posso afirmar que o gestor que entende o ambiente organizacional e procura desenvolver essas habilidades para uma gestão eficiente, estará apto a administrar negócios dentro e fora do Brasil, pois esses desafios são os mesmo no ambiente global.
Superar esses desafios exige um equilíbrio entre habilidades estratégicas, ferramentas adequadas e uma equipe engajada. As empresas que conseguem lidar com essas questões têm maiores chances de prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.