Opinião

100 anos do “Barulho do Duro”: considerações sobre o projeto em curso

Diário da Manhã

Publicado em 30 de março de 2018 às 00:35 | Atualizado há 7 anos

Não é fes­ta. Não é co­me­mo­ra­ção, não. A Co­mu­ni­da­de di­a­no­po­li­na foi mo­ti­va­da a re­ve­ren­ci­ar o Cen­te­ná­rio des­se trá­gi­co, la­men­tá­vel, mas re­le­van­te epi­só­dio his­tó­ri­co ocor­ri­do nos idos de 1918/1919, co­nhe­ci­do co­mo: “Ba­ru­lho do Du­ro”, a “Cha­ci­na dos No­ve”, “Quin­ta Fei­ra San­gren­ta”, na an­ti­ga vi­la de São Jo­sé do Du­ro.

Quem di­ria que te­rí­a­mos “co­ra­gem” pa­ra “re­me­xer”, tra­zer à to­na pá­gi­nas des­se li­vro da nos­sa his­tó­ria, bem ver­da­de, sem o pro­pó­si­to de exau­rir a te­má­ti­ca e sim re­to­mar a dis­cus­são e o de­ba­te sa­u­dá­vel so­bre o as­sun­to? Sim…

Edu­ca­do­res, mem­bros da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, Po­der Pú­bli­co, ins­ti­tu­i­ções, fa­mí­lias, co­mu­ni­da­de em ge­ral, al­me­jam, com es­sa ini­ci­a­ti­va, in­cen­ti­var a pes­qui­sa, o de­ba­te sa­dio, a lei­tu­ra, o es­tu­do, co­mo tam­bém o re­vi­si­tar, o re­es­cre­ver, o res­ga­tar, o re­gis­trar de te­mas cor­re­la­tos e de­cor­ren­tes, e nes­se en­fo­que ana­li­sar os con­fli­tos ge­ra­dos (an­tes, du­ran­te e após 1919) e a par­tir daí bus­car in­ter­pre­tar a de­ses­ta­bi­li­za­ção do am­bi­en­te po­lí­ti­co, so­ci­al, eco­nô­mi­co, fa­mi­liar no mu­ni­cí­pio e su­as con­se­quên­cias, pro­pi­ci­an­do es­tu­do so­bre os ato­res e ví­ti­mas do ter­rí­vel acon­te­ci­men­to.

Bus­ca-se as­sim, a tro­ca de idei­as, opi­ni­ões, in­for­ma­ções, pon­tos de vis­ta so­bre o pe­rí­o­do em fo­co, tan­to em do­cu­men­tos ofi­ci­ais co­mo tam­bém da his­tó­ria até aqui, fa­la­da, es­cri­ta, fil­ma­da, in­ter­pre­ta­da.

O pro­pó­si­to não é apon­tar he­róis ou ban­di­dos; pro­ta­go­nis­tas ou an­ta­go­nis­tas; cul­pa­dos ou ino­cen­tes… Vis­lum­bra-se que, ao “es­miu­çar” ou “es­ca­ra­fun­char” o as­sun­to, te­nha­mos a cla­re­za e/ou a gran­de­za de ser­mos ca­pa­zes de en­trar­mos no tú­nel do tem­po,  as­sen­tar­mos nos­sos pen­sa­men­tos num ní­vel de com­pre­en­são/acei­ta­ção quan­to à con­jun­tu­ra de quan­do tu­do acon­te­ceu. – Res­quí­cios da Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al?! – Tem­po: Iní­cio do séc. XX (1918/19): – O po­der do man­do­nis­mo/au­to­ri­ta­ris­mo dos Co­ro­néis; – A di­ta­du­ra das di­tas “Oli­gar­quias (aqui – a dos Cai­a­dos”); – A se­de do po­der pe­lo po­der (que per­du­ra até ho­je); – A ida­de dos per­so­na­gens en­vol­vi­dos nos fa­tos (dos que de­ti­nham o po­der de de­ci­são – mais jo­vens, mais im­pe­tu­o­sos); – Per­fil ani­ma­les­co dos ja­gun­ços e da tro­pa ofi­ci­al; – Os “egos” con­tra­ri­a­dos; – De­se­jos de vin­gan­ça; – Trai­ções…

E ho­je, co­mo nos com­por­ta­mos? 100 anos de­pois, ca­be a nós fa­mi­lia­res, ami­gos, co­nhe­ci­dos, di­a­no­po­li­nos de nas­ci­men­to ou por ado­ção, re­fle­tir­mos: Con­se­gui­re­mos mu­dar a his­tó­ria ou ten­tar en­ten­dê-la? Ve­ri­fi­car­mos que a tra­je­tó­ria da hu­ma­ni­da­de (ver Je­sus Cris­to), foi es­cri­ta com o san­gue dos már­ti­res (Ver Ti­ra­den­tes) e nós mes­mos cul­tua­mos na Ca­pe­la dos No­ve, o Már­tir São Se­bas­ti­ão e jun­to a Ele os No­ve Már­ti­res do Ba­ru­lho…Foi o me­lhor, o cer­to? Não! Mas, com es­sa opor­tu­ni­da­de que ora se apre­sen­ta de lei­tu­ras, dis­cus­sões que ge­ram pon­tos de vis­ta, tu­do is­so cons­ti­tui a sei­va, a ma­té­ria pri­ma que ali­men­ta­rá a pes­qui­sa e a ten­ta­ti­va de com­pre­en­são do ocor­ri­do.

De­fla­gra-se as­sim es­sa no­va pá­gi­na da nos­sa his­tó­ria na in­ten­ção de tro­car idéi­as, so­ci­a­li­zar co­nhe­ci­men­tos, apro­fun­dar es­tu­dos, re­u­nir ma­te­ri­al, do­cu­men­tos, obras, fo­tos, pro­du­zir tex­tos, ima­gens, ví­de­os, da­dos di­gi­tais, e que a his­tó­ria se­ja a pro­ta­go­nis­ta des­se im­por­tan­te pro­je­to.

E o la­do di­to “po­si­ti­vo” des­se mo­men­to ora apre­sen­ta­do? É um pal­co com cor­ti­nas aber­tas aos de­sa­ba­fos até en­tão aba­fa­dos; gri­tos até en­tão re­pri­mi­dos; bus­ca de es­cla­re­ci­men­tos, tal­vez; ten­ta­ti­vas de con­ven­ci­men­tos de to­do la­do; e a “se­nho­ri­ta jus­ti­ça” ali…es­pi­an­do, olhan­do, sem que­rer pe­sar na­da…!?

Pen­so até, nu­ma ten­ta­ti­va des­con­tra­í­da e de cu­nho es­pi­ri­tual, di­zer que os en­vol­vi­dos na tra­gé­dia, di­re­ta ou in­di­re­ta­men­te, e que ho­je ha­bi­tam pla­gas su­pe­ri­o­res, quem sa­be, es­ta­ri­am olhan­do pa­ra nós, ten­tan­do en­ten­der o que es­ta­mos fa­zen­do e/ou que­ren­do fa­zer, e a po­vo­ar su­as men­tes es­ta­ri­am gi­ran­do pa­la­vri­nhas má­gi­cas co­mo: per­dão, su­pe­ra­ção, com­pre­en­são, abra­ços?!…

E en­tão, ca­be a nós com es­se pro­je­to re­ve­ren­ci­ar, com to­do res­pei­to mes­mo, a to­das e to­dos os(as) már­ti­res, sem dis­tin­ção.

E o que di­zer mais so­bre o la­do apro­vei­tá­vel des­se pro­je­to?

A par­tir da aber­tu­ra dos gru­pos, pe­lo What­sApp, quan­tos con­ta­tos, quan­tas fa­las, quan­tas pa­la­vras, quan­tos di­á­lo­gos, quan­ta tro­ca de in­for­ma­ção, quan­to des­pren­di­men­to, quan­ta apro­xi­ma­ção, quan­to in­te­res­se, quan­tas au­las, quan­tas ri­cas par­ti­ci­pa­ções es­cla­re­ce­do­ras de his­to­ri­a­do­res, pes­qui­sa­do­res, es­cri­to­res, quan­tos guar­da­dos ago­ra di­vul­ga­dos, quan­tos gru­pos “fi­lho­tes” do gru­po mai­or: “100 Anos do Ba­ru­lho” sur­gi­ram e só agre­gam, so­ci­a­li­zam, fa­vo­re­cem en­con­tros, tra­zem lem­bran­ças, re­mi­nis­cên­cias (fo­tos, mú­si­cas, ví­de­os) ho­me­na­gens. Pa­re­ce até que es­ta­mos num ba­te-pa­po des­con­tra­í­do: às ve­zes for­te, às ve­zes ple­no de emo­ções, re­por­tan­do-nos ao pas­sa­do… pas­sa­do das ru­as, pra­ças, brin­ca­dei­ras, fes­te­jos, es­co­las, da nos­sa que­ri­da ter­ra.

Va­le lem­brar tam­bém, que ao de­sen­vol­ver es­se pro­je­to, nos­so Mu­ni­cí­pio al­can­ça­rá boa vi­si­bi­li­da­de e di­vul­ga­ção ao fo­men­to tu­rís­ti­co, já que é fa­vo­re­ci­do por ri­ca he­ran­ça cul­tu­ral, re­li­gi­o­sa, eco­ló­gi­ca e his­tó­ri­ca.

As­sim, atra­vés de um ro­sá­rio imen­so de su­ges­tões de ações va­mos es­ti­mu­lar a co­mu­ni­da­de e prin­ci­pal­men­te as ins­ti­tu­i­ções es­co­la­res a abra­ça­rem o pro­je­to do Cen­te­ná­rio, atra­vés da lei­tu­ra, da es­cri­ta, da pin­tu­ra, do te­a­tro, das en­tre­vis­tas, dos do­cu­men­tá­rios, da mú­si­ca, da po­e­sia, da pes­qui­sa, da in­for­ma­ção, do co­nhe­ci­men­to, da va­lo­ri­za­ção da cul­tu­ra, da tra­di­ção e do pas­sa­do his­tó­ri­co da ci­da­de das Di­a­nas. E aí? Re­gis­trar, ar­qui­var pa­ra a quem in­te­res­sar sa­ber , pes­qui­sar e es­tu­dar so­bre o “Ba­ru­lho de São Jo­sé do Du­ro”! Va­mos aju­dar?

 

(Ani­si­a­na Ja­co­bi­na Ai­res Se­púl­ve­da (Profª Ni­si­nha), pro­fes­so­ra de Lín­gua Por­tu­gue­sa e pre­si­den­te  da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras)

 


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