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OPINIÃO

Administração: um resumo do que é administrar

Patrícia Silva ,Especial para Opinião Pública

Resumo

No campo teórico encontra-se várias definições de Administração, e atualmente, a definição mais conhecida é gestão. Algumas vertentes focam mais em suas definições o campo de processos, outros, recursos, outros etapas de atividades para se chegar a um objetivo traçado. No entanto, quando se fala em Administração, a melhor definição é a que engloba tudo isso descrito até então. A gestão para que de fato ocorra na prática, precisa-se de todos esses focos, porque a falta de qualquer um deles, compromete-se o exercício dessa grande profissão, que vem ganhando destaque não só no mundo dos negócios, como também admiração entre profissionais de outras áreas, que percebem a necessidade de fazer esse curso, dependendo da área de atuação, para que pratiquem melhor suas atividades no dia a dia, buscando resultado cada vez mais plausível.

Administração: Conceito

Segundo Caravantes (2005, p.385): administração “é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”.

Gestão ou administração, como preferirem, pode ser definido como uma série de atividades realizadas por meio de recursos (tecnológicos, materiais, financeiros, humanos, etc.) para chegar a um objetivo almejado, tendo como a execução de quatro processos básicos: planejamento, organização, direção e controle, independente segmento da organização.

De acordo com Follet apud Caravantes (2005, p.385), “administração é como a arte de conseguir que as coisas sejam feitas por meio das pessoas”.

Profissão de  Administrar

Um administrador é responsável por representar sua área de atuação, sua equipe liderada e resultado alcançado! É umas das pessoas mais cobradas para atingir a meta traçada pela empresa. No entanto, sozinho, a possibilidade de concluir o trabalho com êxito diminui.

O gestor precisa da interação dos colaboradores e demais recursos para realizar suas atividades. Porque mesmo que na sua área geralmente ele trabalhe só, terá momentos que querendo ou não, precisará buscar informações, dados, recursos de outras áreas e também de outros profissionais.

Logo, administrar é ter jogo de “cintura”, é saber ser um líder mais liberal, ou um líder mais centrado, digamos assim, de acordo com o momento vivenciado. Tudo dependerá do trabalho a ser feito, das pessoas que terá que lidar, da cobrança de resultado esperado por meio dele!

Independentemente da área de atuação do gestor (finanças, produção, departamento pessoal, gestão de pessoas, comercial, controladoria, marketing, etc.), do tamanho da organização, do segmento da empresa, o administrador tem que saber lidar com essas situações, e sobressair a todas elas, ou quase todas, já que nem tudo é perfeito!

Mas antes de tudo, precisa-se analisar que grau de autonomia esse gestor tem para estar frente da sua equipe! Pois sem autonomia e sem comunicação, palavras essenciais para uma boa gestão, e que faz toda a diferença em qualquer empresa, principalmente a palavra comunicação, seja entre os liderados, ou entre os liderados e o gestor, ou entre o gestor e seu superior (vice-versa), fica difícil e às vezes impossível de atingir objetivos almejados.

Dependendo do cargo exercido na organização, o colaborador terá que ter um pouco de administrador dentro dele, para que o trabalho seja realizado com mais sucesso; como por exemplo, uma pessoa que trabalha numa função operacional da área de análises de processos, caso ela realize seu trabalho com uma visão de administrador, poderá chegar a cargos de liderança ou chefia maior.

Porém, dependendo da área e do cargo exercido, a realização do curso de administração torna-se essencial, mesmo que a pessoa tenha habilidades natas que se exige de um gestor. Afinal, qualificar-se nunca é demais, pois a pessoa passa a ter conhecimentos, técnicas, aperfeiçoamento para que sua gestão torne-se cada vez mais eficiente e eficaz, além do próprio reconhecimento profissional.

Referências

Caravantes, Geraldo R; Panno, Cláudia C.; Kloeckner, Mônica C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

http://estiloslideranca.blogspot.com.br/2013/11/lider-educativo-uma-questao-de.html.Descobrindo os estilos de liderança. Acesso 07 fevereiro 2015.

http://pstreinamentoempresarial.com.br/boas-dicas-lideranca/. Boas dicas de liderança.Acesso 07 fevereiro 2015.

https://tecadmaraguari.wordpress.com/2010/03/09/simbolo-da-administracao/. Símbolo da Administração. Acesso 31 janeiro 2015.

(Patrícia Silva, Administração (PUC-GO). Especialização em Controladoria e Gestão de Custos (Alfa-GO))

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