Home / Opinião

OPINIÃO

Soja incrementa agronegócio em Goiás

Wandell Seixas ,Especial para Opinião Pública

A soja é a principal oleaginosa produzida e consumida no mundo. A produção mundial de soja na safra 2013/14 de 283,54 milhões de toneladas. A área plantada ficará em 111,58 milhões de hectares. A produtividade estimada para a safra foi de 2.541 quilos por hectare. O Brasil e os Estados Unidos estão páreo a páreo no ranking de maiores exportadores. O Brasil deverá produzir 88 milhões de toneladas de soja.

O Brasil ocupa o segundo lugar na produção mundial de soja, sendo o principal produto do agronegócio brasileiro. É a cultura que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49,2 % da área total plantada em grãos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil exportou no último ciclo quase 42 milhões de toneladas do grão. Os Estados Unidos exportaram menos de 36 milhões de toneladas, volume abaixo do esperado devido à necessidade de recomposição dos estoques internos que foram afetados pela quebra no ano anterior. Outros países como Argentina, Paraguai e Canadá também estão na lista de maiores exportadores.

Para o ciclo 2013/14 a expectativa é que o Brasil se consolide como o maior exportador de soja do planeta. As primeiras estimativas apontam para um volume de 42,50 milhões de toneladas a serem comercializadas. Os Estados Unidos virão logo atrás com 37,29 milhões de toneladas seguido da Argentina com 12,70 milhões, Paraguai com 5,50 milhões e do Canadá com 3,45 milhões de toneladas. Os outros países exportadores somam juntos 5,85 milhões de toneladas. O total a ser exportado na safra 2013/14 será de 107,83 milhões de toneladas.

Goiás ocupa hoje o 3º lugar na produção brasileira de soja com uma produção de 8,25 milhões de toneladas, safra 2011/2012, e um rendimento médio de 3.120 kg/ha, 17,7% acima da média brasileira. O complexo soja continua sendo o  principal item da pauta de exportação, com valor em 2011 de US$1.806.579.000 o que corresponde a 32,2% do total das exportações do Estado.

A trajetória do agronegócio em Goiás tem-se mostrado bastante audaciosa e, principalmente, animadora, segundo manifestação dos pesquisadores Cláudia Barbosa Pimenta e Pedro Manuel Monteiro, este um dos pais do cultivo da soja no Cerrado, através da então Emgopa (Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária), função hoje atribuída à Emater-GO.

O setor ocupa lugar de destaque na economia, sendo responsável por 65% do PIB do Estado (Segplan). Conforme dados da Conab, o setor agrícola goiano cresceu mais de 89% nos últimos 11 anos, saindo de uma safra de 9,8 milhão de toneladas de grãos em 2002 para 18,6 milhões de toneladas de grãos em 2012.

Dentro desse contexto “observamos a importância que a parceria envolvendo a Emater/Embrapa/CTPA tem no crescimento do agronegócio do Estado”, ressaltam os dois pesquisadores agronômicos. O estabelecimento dessa parceria, em sua opinião, tem sido de vital importância para a cadeia produtiva, “pois, além de fortalecer o desenvolvimento de tecnologias de produção, contribui para um crescimento seguro do setor sementeiro, não permitindo que estes fiquem na total dependência das multinacionais”.

Ao mesmo tempo, ressaltam, “apresentando uma competição sadia que vem proporcionando o abastecimento de sementes com valores estáveis”. Goiás, devido a sua situação geográfica, detém uma importância significativa na produção de sementes para toda a Região Centro-Oeste. As empresas produtoras de sementes que compõem o CTPA são os principais responsáveis pelo abastecimento do Centro Oeste, bem como regiões Norte e Sudeste do País.

Hoje a parceria Emater/Embrapa/CTPA lança novas cultivares de soja convencional e transgênicas RR. O objetivo principal é o incremento de produtividade comparativamente com as cultivares existentes no mercado. Elas possuem alto potencial produtivo, resistentes às principais doenças a adaptadas às condições do Cerrado.  Elas possuem características agronômicas relevantes que possibilitam o seu enquadramento no processo de complementaridade de uso e, sobretudo do atendimento às demandas de cultivares de ciclo de maturação que permitem a sucessão de culturas (a conhecida safrinha) cuja utilização é cada vez mais significativa.

Assim o crescimento da cultura da soja previsto pela Conab para o ano agrícola 2012/2013 deverá situar-se entre 5,5 a 9,1%.

O complexo soja é, sem dúvida, o setor mais relevante na economia de Goiás. Na opinião de Cláudia e Pedro “o desenvolvimento do processo de geração de tecnologias por parte dos órgãos públicos constitui a manutenção de um crescimento sólido sem riscos e nem vulnerabilidade”.

(Wandell Seixas é jornalista voltado para o agro, bacharel em Direito e Economia pela PUC-Goiás, assessor de imprensa da Emater-Goiás, ex-bolsista em cooperativismo agropecuária pela Histradut, em Tel Aviv, Israel, e autor do livro O Agronegócio passa pelo Centro-Oeste)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias