Home / Opinião

OPINIÃO

Exemplo de solidariedade

O Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Hugo de Carvalho Ramos vem, mais uma vez, demonstrando um exemplo de civismo e cidadania, onde na manhã de segunda-feira (18) realizou a entrega de 25 toneladas de gêneros alimentícios não perecíveis para cerca de 40 entidades filantrópicas, por sua vez esses alimentos foram arrecadados pelos alunos juntamente com o comando do colégio, com a iniciativa de contemplar as classes sociais menos favorecidas, colaborando com a formação social e moral do aluno.

(Anderson Moreira Nogueira, estudante. E-mail: [email protected])


Ajuste fiscal

Senhor ministro da Fazenda, Joaquim Levy, eu acredito piamente que o senhor conhece o caminho mais curto para chegar à solução da economia brasileira. Tenho certeza que também sabe que esse ajuste fiscal é uma enganação que nada de concreto será aproveitado no futuro econômico brasileiro. Tanto o corte em orçamentos e aumento de imposto é a maior prova do erro dessa proposta que somente servirá para prejudicar a nossa economia. A medida certa que a maioria dos brasileiros conhece (inclusive o senhor) e é visível a todos, até pelos petistas, será o corte de 50% dos ministérios inúteis e dos cabides de empregos ocupados pelos companheiros petralhas alérgicos ao trabalho. Somente com esta medida dará para recolocar o Brasil nos trilhos do progresso, ter um PIB aceitável e recolocar os desempregados. Saber, eu acredito que o senhor saiba; mas terá coragem e moral para fazer o certo não aceitando imposição demagógica?

(Benone Augusto de Paiva, via e-mail)


Vivemos em sociedade

As mídias sociais são instrumentos de socialização. É nas mídias sociais e em outros meios de comunicação que veremos os anseios de unidade serem satisfeitos na humanidade. As velhas cadeiras nas calçadas são hoje relembradas como meio de comunicação. Nós somos seres sociais que nos realizamos conhecendo a si mesmo através dos outros.

(Paulo R. Girão Lessa, via e-mail)


Transgênicos

A aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4148/2008, que prevê o fim da rotulagem de alimentos transgênicos, é verdadeira afronta aos direitos básicos do consumidor e uma traição ao eleitorado brasileiro. É inadmissível nossos parlamentares legislarem em favor de grandes empresas somente em busca de lucros e gerando prejuízo aos produtores de orgânicos e aos consumidores que preferem produtos livres de transgênicos. Ressalto que o Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, utilizando produtos que já foram proibidos em outros países desde o ano de 1985, enquanto cálculos de ambientalistas revelam que cada brasileiro consome em média 5 litros de agrotóxicos por ano através dos alimentos. Portanto, cabe lembrar aos nossos políticos, agências reguladoras e agricultores que a permissividade visando os lucros a curto prazo com transgênicos e agrotóxicos não compensarão os prejuízos causados a longo prazo com a proliferação de doenças em humanos e animais, bem como a resistência de plantas e pragas aos efeitos desses produtos.

(Daniel Marques - historiador, via e-mail)


Enquanto o povo geme, eles gargalham                          

A foto da presidente Dilma Rousseff, ladeada pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Aluizio Mercadante (Casa Civil), na reunião para mexer no Orçamento de 2015 e planejar aumento de impostos para sacrificar mais ainda o contribuinte, o que é uma tremenda safadeza, impressionou-me. Os três exibiam semblantes tão alegres que se eu não tivesse lido a matéria que estava abaixo, acreditaria que os três anunciariam que o nosso Produto Interno Bruto crescerá  7%  em 2015. Enquanto o povo geme, eles gargalham. O que será que eles tomaram?

(Jeovah Ferreira, via e-mail)


Crise de valores

O Brasil passa por momentos de instabilidade política e social. Há uma crise econômica com inflação e desemprego. Alguns jovens nem estudam nem trabalham. Há um pacto da mediocridade. O professor não ensina bem e o aluno não se interessa em aprender. A crise é moral. Crise de valores! E a solução está na prática do Evangelho de Jesus. Vivenciar os exemplos do Mestre da Galileia ainda é a saída para superar crises emocionais e espirituais. Todos unidos para viver Jesus no bem.

(Paulo Roberto Girão Lessa, via e-mail)


Ministro da Defesa indefeso

Após 15 fuzilamentos de norte-coreanos pelo genocida ditador comunista Kim Jong-un somente neste ano, entre eles o seu próprio tio, que era membro desse governo sanguinário, agora chegou a vez do seu general ministro da Defesa também ser fuzilado pelo grave motivo de ter cochilado por falta de repouso e excesso de serviço durante um evento do qual também fazia parte o ditador Kim Jong-un, que o acusou de traição e desrespeito à pátria. Fiquei abismado e pensativo com essa acusação: se isso é uma traição e desrespeito à pátria, pergunto a quem possa responder pelo governo petista: "e a atitude do Lula e da Dilma em não defender o seu próprio país do roubo das dependências de refinarias da Petrobras na Bolívia, dos desvios bilionários dos recursos econômicos dos brasileiros para outros países governados por ditadores sanguinários e genocidas deixando o seu próprio povo sem assistência adequada é possível?"

(Benone Augusto de Paiva, via e-mail)


Tempo de viroses

Vivemos numa saúde pública em situação de emergência. Todos temos obrigação de procurar melhorar os hospitais e postos de saúde. Então a situação não será resolvida somente pelo governo, mas pela união do povo. Quem vai ao hospital em tempo de viroses vê e sente a necessidade de união do povo pela saúde.

(Paulo R. Girão Lessa, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias