Opinião

Sustentabilidade empresarial em Aparecida de Goiânia

Maione Padeiro ,Especial para Opinião Pública

diario da manha

 

A sustentabilidade empresarial atua com seu planejamento tanto na qualidade de vida das gerações presentes quanto na das futuras. Devem ser apreciadas as necessidades de cada região e as peculiaridades culturais e sociais de cada cidade. É o que estamos desenvolvendo cada dia mais na nossa querida Aparecida de Goiânia.

A atividade empresarial possui uma função social e que por isso deve gerar benefícios não apenas para os seus proprietários e empregados e sim para toda a coletividade, e que a degradação do meio ambiente ou o desrespeito à legislação ambiental não são compatíveis com o exercício da função social.

A empresa, que é atividade econômica organizada com o objetivo de produzir ou de fazer circular bens ou serviços, está submetida aos princípios da ordem econômica elencados pelo art. 170 da Carta Maior, destacando-se entre eles o da defesa do meio ambiente e a sustentabilidade empresarial.

Para cumprir a sua função social a empresa deve necessariamente se submeter e obedecer ao licenciamento ambiental, que é a forma pela qual o Estado se assegura de que a atividade potencial ou efetivamente poluidora não colocará em risco o meio ambiente e a qualidade de vida da coletividade.

Uma empresa não pode ser considerada responsável do ponto de vista ambiental ou social se não obtém ou se não respeita a licença ambiental obtida, e que a empresa deve procurar fazer o licenciamento ambiental de sua atividade prestando todas as informações necessárias, da mesma forma que deve procurar seguir com exatidão as diretrizes levantadas ao longo do licenciamento ambiental e presentes na licença ambiental.

Temos embasamentos suficientes para a conscientização e a perfeita adesão ao licenciamento ambiental e o desenvolvimento sustentável empresarial que é o modelo que procura aglutinar os aspectos ambiental, econômico e social, buscando um ponto de equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a equidade social.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo, através de estudos, leis e outras.

Atualmente, Aparecida de Goiânia vem se transformando em grande potencia econômica, a cidade foi das que mais cresceu nos últimos anos e continua em plena expansão.

O crescimento e desenvolvimento econômico-social se deu em vários aspectos, em população é o segundo maior do Estado, na economia Aparecida tem o terceiro PIB, Produto Interno Bruto do Estado, ultrapassando os seis bilhões de reais com grandes perspectivas de ultrapassar 7,5 bilhões em 2014.

Além disso, tem cinco polos empresariais, o segundo maior shopping Center de Goiás e milhares de comércios que geram mais de 100 mil empregos a população. Isto é, sustentabilidade empresarial que através de um conjunto de ações que visa melhorar a qualidade de vida da população.

Estamos lutando incansavelmente para o desenvolvimento sustentável de Aparecida  de Goiânia, em busca de novas idéias, projetos e conceitos. A união entre desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social garante ao cidadão aparecidense novas perspectivas.

Dessa forma, estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.

 

(Maione Padeiro, presidente da Aciag Jovem)

Comentários

Mais de Opinião

27 de outubro de 2018 as 22:23

Brasília – Prazo de validade vencido

27 de outubro de 2018 as 21:44

A estratégia de Pedro

27 de outubro de 2018 as 21:18

Bom dia, Brasil

26 de outubro de 2018 as 21:35

As propostas de Bolsonaro

26 de outubro de 2018 as 21:34

Ensaio sobre a criação do espaço

26 de outubro de 2018 as 21:33

Um amor de Goiânia

26 de outubro de 2018 as 21:32

Brasil e totalitarismo

26 de outubro de 2018 as 21:07

Esses corregedores do CNJ são uma piada

26 de outubro de 2018 as 21:00

O voo do DM

26 de outubro de 2018 as 20:57

Casos de câncer de mama sobem no País

26 de outubro de 2018 as 20:53

O Brasil pede socorro à CNBB!

26 de outubro de 2018 as 20:49

O direito de sonhar