Home / Opinião

OPINIÃO

Filhos da Luz

Já parou pra pensar no que lhe é exigido pelo mundo onde vive – o que lhe compete fazer para ser persona grata, bem acolhida por todos com quem pretende contatar?

Na época em que vivemos, prepare-se para ter, pelo menos, um bom visual.

A ele precisa ser acrescentado, se não a beleza, pelo menos a simpatia. Também se faz necessário que tenha opinião própria sobre algo que possa interessar a, pelo menos, uma pessoa do grupo no qual pretende se inserir. Que haja conteúdo no que disser, para ser aprovado ou questionado quanto ao que acabou de dizer.

Em tempo, acrescente uma boa dosagem de bom humor, não se apaixone pelo seu ponto de vista, seja flexível e disposto a ouvir barbaridades. Afinal, o que se pretende, é continuar interagindo.

Lembremos como isso poderá ser facilitado.

Aquele que se julgar incapaz de ter jogo de cintura deverá cuidar de corrigir sua necessidade da aprovação do outro. Sua consciência deverá ser o censor ideal, pontuando para agir com bom senso.

Afinal, você é aquele que tem conduzido sua vida, até aqui, de forma sensata e, através de acertos e erros tem aprendido a ousar.

Saia na frente: tome conhecimento das realizações já alcançadas. Da sua capacidade de superar medos e desafios.

Valorize-se. É grátis...

Há registros que vale a pena a eles recorrer, quando o assunto é tornar mais rápidas as conquistas pessoais, no coletivo. Vejamos. Absorva em espírito e verdade as dicas de quem entende do assunto. Lista de citações de experts no tema:

Brilhe tua luz como a aurora.[Is. 58, 7 a 10]

Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar a cada queda. [Confúcio]

Viver é um rasgar-se e remendar-se. [Guimarães Rosa]

A sensatez e a sabedoria popular arrolam conhecimentos que serão lembrados para evitar a ocorrência da temível e perturbadora baixa auto estima:

Aprenda a falar não.

Imponha limites aos outros.

Valorize suas qualidades.

Evite relacionamentos destrutivos.

Crie projetos positivos para o futuro.

Tenha um hobby.

Cultive boas amizades.

Cuide muito bem de si mesmo.

Não se deixe derrubar pelas críticas alheias.

Aprenda com os seus erros.

Não durma na menor valia. Sobre isto diz-nos o poeta Mário Quintana: “O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim, para que elas venham até você”.

Jesus, o mestre por excelência, também focou a importância da autoestima em suas palavras e atos. Sua elegância espiritual repercute em seus ensinamentos como marcos imperecíveis da autoestima elevada:

“Eu vim como luz ao mundo, para que todo aquele que crer em mim não fique nas trevas”.[João, 12-46]

“Vós sois o sal da terra. Se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para ser pisado pelos homens.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca sob o alqueire, mas no candelabro, para que ilumine a todos os que estão na casa. Assim brilhe vossa luz, para que os homens vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso pai que está nos céus. [Mateus 5, 13-16]

Em Efésios 5: 8-14, traduzindo as recomendações do Mestre, o Apóstolo dos Gentios anotou: Andai como filhos da luz.

(Elzi Nascimento, psicóloga clínica e escritora/Elzita Melo Quinta, pedagoga, especialista em Educação e escritora. São responsáveis pelo Blog Espírita: luzesdoconsolador.com. Elas escrevem no DM às sextas-feiras e aos domingos. E-mail: [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias