Home / Opinião

OPINIÃO

Amigo secreto, amigo caneca

Fim de ano chegando, momento pra uma convocação que é quase inevitável: “Quem vai participar do amigo secreto?”

A brincadeira tem o intuito de aproximar funcionários ou confraternizar com os amigos, mas alguns erros podem causar constrangimento e até mesmo comprometer a imagem profissional.

Amigo secreto, amigo oculto, inimigo secreto, amigo x, amigo da onça, o nome varia. O “amigo da onça” ou inimigo oculto ficou comum principalmente entre colegas de trabalho.

Como já diz o nome, no amigo da onça, não se dá presentes, é realizado apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo que ela não goste, ou tem de se dar um presente sem utilidade nenhuma para seu sorteado.

Também existe “amigo caneca” onde os presentes são canecas que lembra a pessoa sorteada.

Quem já ouviu falar no “amigo chocreto”? As regras são as mesmas, porém os presentes são de chocolate!

Mas a brincadeira institucionalizou-se e o espírito é sempre o mesmo: no final de ano a tradicional troca de presentes entre amigos, colegas ou familiares precisa incluir sorteios, adivinhações, presentes temáticos, cartas, bilhetinhos e muito suspense até a hora de descobrir enfim quem deu presente para quem.

Desde a origem do amigo secreto, ele funciona da seguinte maneira: é realizado um sorteio, através de papeizinhos. Cada participante pega um e guarda o nome consigo, sem revelar. No dia da revelação é preciso dar dicas de como é o amigo secreto, até adivinharem.

Hoje já existem diversos tipos de amigo secreto e, até, sorteio online para facilitar a vida do pessoal. Pra que tudo dê certo há alguns cuidados importantes; não cometa tais erros:

Erro 1: ultrapassar ou diminuir o valor estipulado para o presente. – Erro 2: pedir para trocar de “amigo” com um colega. – Erro 3: dar presente acima da faixa só porque tirou o chefe. – Erro 4: demonstrar que não gostou do presente. – Erro 5: participar do sorteio e não aparecer no dia da entrega. – Erro 6: fazer piadinhas ou discursos constrangedores. – Erro 7: participar do amigo secreto só para não parecer anti-social.

Dar presente fora da faixa de preço estipulada, fazer discursos com piadinhas ou palavras constrangedoras e não comparecer no dia da entrega. Outro ponto importante é lembrar que, mesmo sendo um evento informal, a postura profissional não deve ficar em segundo plano.

“Os chefes continuam ali, fazendo avaliações. Nas festas, as pessoas se soltam mais e acabam mostrando a verdadeira personalidade.” Na hora do discurso para adivinhação do amigo secreto, nada de se referir ao colega de forma constrangedora, do tipo: “É o careca do departamento” ou “é o mais barrigudo da área”, mesmo que seja uma brincadeira ou que a pessoa seja bem próxima a você. “Seja leve, agradável e diga somente coisas positivas. Se não conhecê-la direito, pode falar algo mais genérico, mas sempre bacana.”

Melhores presentes par Mulheres: Lenços e echarpes, porta notas, preferencialmente, de couro. Bijuterias (brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas), porta-retratos, caixinhas decorativas, velas decorativas são boas pedidas. Assessórios como, capas para ‘note book’ e pastas de trabalho costumam agradar. Perfumes, só se você souber qual é a marca preferida dela.

Melhores presentes para homens: acessórios para o escritório, como pequenas esculturas decorativas. Se o amigo secreto gosta de charuto, pode-se presenteá-lo com um cortador, um cinzeiro, uma porta-charuto de bolso ou um puro cubano. Se optar por bebidas, escolha um vinho, um espumante de boa safra ou um uísque importado. (fonte: fashionbubbles).

Nem pense em dar de presente ao seu amigo secreto, meia, cueca, cd, peso de papel, caneta, agenda, kit de copos ou vale presentes.

O lado ruim do amigo secreto: não gosto da ideia de comprar presentes por obrigação. Acho que presente sempre deve ser comprado, por “lembrança natural”. Algo do tipo: estava andando, vi uma coisa e achei a cara da fulana, vou comprar. Então, o fato de ter como objetivo comprar presente pra pessoa nada intima, já me soa desagradável, comprar presentes pra pessoas que você não sabe nada sobre ela... é pior!

(André Junior, membro UBE - União Brasileira de Escritores - Goiás - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias