Opinião

Appaloosa galopa altaneiro no Brasil

Redação DM

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 00:34 | Atualizado há 10 anos

Apostando na potencialidade do mercado brasileiro, diversos criadores de cavalos exploraram de forma mais significativa uma raça moderna, que tem como característica principal a funcionalidade. Além da estética, ou a parte morfológica do animal. Desse apuro, sem dúvida desponta o Appaloosa. No início havia poucos criadores, mas atentos a um mercado promissor, resolveram investir na raça. E, pelo que saiba, ninguém se arrependeu.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa era questão de tempo. No final da década de 70, o prognóstico se confirmou. Os primeiros animais da raça foram homologados e, desta forma, atraindo novos criadores.

No Brasil, o berço da raça é São Paulo. A sua origem é americana, mas isso não foi entrave para o desenvolvimento no Brasil. Com a criação da Associação, houve incentivo às importações de cavalos e, assim, aumentando a produção de equinos Appaloosa no País.

O presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Appaloosa do Estado de Goiás, Jair Gomes Pires Júnior, declara que a funcionalidade dessa raça deve-se ao fato de que o cavalo Appaloosa é um animal próprio para a lida do campo. Além disso, é um animal bonito, robusto, ótimo para corridas, participação em campeonatos e outros eventos similares.

Jair Gomes ressalta que um dos critérios que difere um eqüino da raça Appaloosa dos demais, é a pelagem. Já que esses animais não possuem cor uniforme, são pintados, mantados, nevados, leopardos entre outros caracteres.

Segundo dados do site do Appaloosa, o Brasil já conta com mais de dois mil criadores e proprietários espalhados por todas as regiões do País.

Eles são detentores de um plantel estimado em mais de 25 mil cabeças que se distribuem em maior número por São Paulo, seguido do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Distrito Federal. Objetivando a formação do rebanho, a partir das características morfológicas da raça, a seleção inicial da tropa brasileira se baseou em linhagens de conformação.

A partir do final dos anos 80, com o crescente interesse pelas provas funcionais, intensificou-se a seleção de animais de competição. A primeira prova exclusiva do Appaloosa no Brasil aconteceu em 1987. Começava a constituição dos eventos oficiais como o Campeonato Nacional,  Congresso Pan-Americano, Potro do Futuro, Potro de Ouro e os Campeonatos Regionais em diferentes estados.

O objetivo traçado pelos promotores do Appaloosa é estar sempre em busca de novos produtores, realização de eventos a fim de incentivar e orientar sobre a raça e seus aspectos econômicos. No primeiro semestre deste ano foram realizadas palestras e cursos, orientando melhor acerca da doma racional e apresentação do cavalo de conformação.

As feiras agropecuárias realizadas no Parque de Exposições de Goiânia têm sido apontadas como muito boas para a divulgação e promoção da raça no Estado. Como conseqüência, as mostras atraem novos criadores e potencializa a raça no País.

Jair Gomes convida os criadores de cavalos que tenha o interesse de conhecer a raça e formar plantel, que faça uma visita à Associação. Na oportunidade, poderá esclarecer melhor orientar o criador que gosta de saber das coisas com olho no olho.

 

(Wandell Seixas, jornalista voltado para a agropecuária e autor do livro O Agronegócio passa pelo Centro-Oeste)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias