Home / Opinião

OPINIÃO

Uma confraternização palaciana

Neste começo de Ano Novo, recebi de minha irmã Maria de Lourdes singela, porém, significativa mensagem. Ela e Rachel Teixeira, atual Secretária de Estado da Educação, haviam sido Colegas na Escola Normal que, por vários anos Foi magistralmente administrada e dirigida pela notável pedagoga, Professora Adélia Bretas.

Certo dia, conta Lurdes, minha irmã, o telefone tocou, em sua residência. Era a Zanir. Prima de minha querida cunhada Ozana, a zanir lhe contou que estava promovendo um encontro dos Formandos do Instituto de Educação de Goiás, o IEG, do ano de 1965, portanto, há cerca de 50 anos. Zanir, então,  convidou para o magno Evento. Feito o convite, de pronto aceitou, registrou Lourdes,com espontâneo entusiasmo. Eram cinco Turmistas normalistas, das quais apenas um formando do sexo masculino. Naquela época,há cerca de 50 anos, era motivo de justo orgulho se chama de Normalista, uma profissão afeiçoada, notadamente, por mulheres. Havia até mesmo uma música, interpretada  pelo cantor popular Nélson Gonçalves, que assim dizia: “Minha linda Normalisa, não pode casar ainda, só depois que  se formar. Eu estou apaixonado o pai da moça é ‘zangado, o remédio é esperar’.” Logo Lourdes comunicou o convite a minha irmã caçula, Evegista, apelidada Vivi, que aplaudiu a ideia,  embora não pudesse comparecer ao Evento por motivo de saúde, hoje felizmente superado, ou quase superado. as duas sempre havíam estudado juntas, desde o curso Primário, em Conceição do Araguaia, sul do Pará no Normal Regional, primorosamente administrado pelas freiras, que vieram da Bélgica, e se radicaram  em Porto Nacional, donde  disseminariam sua influência  benfazeja por toda aquela região, do norte de Goiás, hoje Tocantins, até o sul do Pará.

Aqui, em Goiânia, continuaram a estudar juntas, no I.E.G. (Instituto Estadual de Goiás) e a trabalhar  como professoras.

Daí a importância dessa significativa comemoração, pelo meio século depois da colação de grau.

(Licínio Barbosa, advogado criminalista, professor emérito da UFG, professor titular da PUC-Goiás, membro titular do IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros-Rio/RJ, e do IHGG-Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, membro efetivo da Academia Goiana de Letras, Cadeira 35 – E-mail [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias