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OPINIÃO

Nova carreira: gestor tributário

Con­si­de­ran­do a car­ga tri­bu­tá­ria que o Bra­sil pos­sui, no­ta-se gran­de ne­ces­si­da­de das em­pre­sas em ter um ges­tor tri­bu­tá­rio, ou se­ja, al­guém pa­ra ge­rir seus in­te­res­ses tri­bu­tá­rios/fis­cais. Es­te tra­ba­lho em con­jun­to com uma ges­tão fi­nan­cei­ra efe­ti­va, que bus­que ava­li­ar to­dos os in­gres­sos fi­nan­cei­ros/pa­tri­mo­ni­ais pos­sí­veis e re­du­ção de gas­tos, com cer­te­za ga­ran­ti­rá lu­cro.

Não bas­ta a con­tra­ta­ção de um es­cri­tó­rio de con­ta­bi­li­da­de ou ad­vo­ca­cia, é ne­ces­sá­rio al­guém que – mais do que ser com­pe­ten­te nes­tas áre­as – co­nhe­ça a em­pre­sa e não fra­ci­o­ne sua aten­ção com ou­tros cli­en­tes. Des­te mo­do, o mais in­di­ca­do é con­tra­tar al­guém pa­ra efe­tu­ar tal ges­tão e não dei­xar nas mãos ex­clu­si­vas dos es­cri­tó­rios.

A ges­tão tri­bu­tá­ria vi­sa a re­du­ção da car­ga tri­bu­tá­ria, en­glo­ban­do tan­to o cor­re­to en­qua­dra­men­to da em­pre­sa à le­gis­la­ção (o que pre­ve­ni­rá au­tu­a­ções), quan­to o es­tu­do e a im­plan­ta­ção de pla­ne­ja­men­tos tri­bu­tá­rios es­pe­cí­fi­cos.

Com o ad­ven­to da exi­gên­cia da pres­ta­ção de obri­ga­ções tri­bu­tá­ri­as/fis­cais em mo­do di­gi­tal – SPED – pos­si­bi­li­tou-se ao Fis­co es­tar pre­sen­te na em­pre­sa e acom­pa­nhar ca­da ope­ra­ção; e ele tem de­mons­tra­do seu in­te­res­se nis­to (por exem­plo, com a exi­gên­cia do Blo­co K do SPED). Is­to ali­a­do ao cru­za­men­to de da­dos fa­ci­li­ta­do pe­la en­tre­ga de inú­me­ras de­cla­ra­ções (co­mo por exem­plo, e-Fi­nan­cei­ra e e-So­ci­al), en­se­ja­rá uma fis­ca­li­za­ção mais efe­ti­va.

A pre­ven­ção é mais in­te­res­san­te à em­pre­sa que o li­tí­gio, se­ja em âm­bi­to ad­mi­nis­tra­ti­vo ou ju­di­cial. A Pri­cewa­ther­sou­se­Co­o­pers es­ti­ma que 78% em­pre­sas pes­qui­sas acre­di­tam que o com­pli­an­ce agre­ga va­lor pa­ra as em­pre­sas (es­tu­do Com­pli­an­ce em Ins­ti­tu­i­ções Fi­nan­cei­ras, 10 de out. 2006). Ou­tros­sim, pa­ra ca­da U$ 1,00 gas­to na atu­a­ção pre­ven­ti­va, eco­no­mi­za-se de US$ 5,00 re­fe­ren­te a cus­tos com pro­ces­sos le­gais, da­nos de re­pu­ta­ção e per­da da pro­du­ti­vi­da­de (es­tu­dos do Pro­fes­sor Ar­nold Schil­der).

Ou­tros­sim, a pro­du­ção nor­ma­ti­va no Bra­sil é enor­me. In­clu­si­ve, em ma­té­ria tri­bu­tá­ria, são edi­ta­das 3,25 nor­mas por dia (www.ibpt.org.br/no­ti­cia/1272/Quan­ti­da­de-de-Nor­mas-Edi­ta­das-no-Bra­sil. Aces­so em 28/01/2014), fo­ra as al­te­ra­ções na in­ter­pre­ta­ção des­tas pe­lo Po­der Ju­di­ci­á­rio. Por­tan­to, pa­ra ga­ran­tir a re­gu­la­ri­da­de da em­pre­sa, é ne­ces­sá­ria a aten­ção de al­guém.

Por ou­tro la­do, a em­pre­sa de­ve ser vis­ta co­mo uma uni­da­de e não co­mo um con­jun­to de vá­rios se­to­res, pois as in­for­ma­ções pres­ta­das pe­las áre­as de pro­du­ção e ven­das, por exem­plo, se­rão uti­li­za­das pe­la área fi­nan­cei­ra pa­ra pro­du­ção das de­cla­ra­ções fis­cais e apu­ra­ção de tri­bu­tos. Por­tan­to, tais in­for­ma­ções de­vem es­tar cor­re­tas, sob pe­na de au­tu­a­ção e im­po­si­ção de mul­ta. Pa­ra tan­to, im­por­ta pa­dro­ni­zar o tra­ba­lho, atra­vés da im­ple­men­ta­ção de re­gras de fun­cio­na­men­to, o que fa­ci­li­ta­rá a pres­ta­ção cor­re­ta das in­for­ma­ções pa­ra quem pres­ta e pa­ra quem con­fe­re.

Ou­tros­sim, o pla­ne­ja­men­to tri­bu­tá­rio po­de ser efe­ti­va­do, bas­tan­do sim­ples co­nhe­ci­men­to da em­pre­sa e de seu pro­ces­so pro­du­ti­vo. Pa­ra tan­to, bas­ta sua ade­qua­ção às nor­mas le­gais com vis­tas a re­co­lher me­nos tri­bu­tos. To­da­via, atu­al­men­te fal­ta al­guém que co­nhe­ça pro­fun­da­men­te a em­pre­sa e seu pro­ces­so pro­du­ti­vo, a le­gis­la­ção, as pos­si­bi­li­da­des de re­du­ção tri­bu­tá­ria e as no­vi­da­des da in­ter­pre­ta­ção le­gal.

O ges­tor tri­bu­tá­rio de­ve ter em fo­co es­tes três fa­to­res, a fim de ga­ran­tir a sa­ú­de e me­lho­ria con­tí­nua da em­pre­sa: go­ver­nan­ça tri­bu­tá­ria; ges­tão do ris­co; e com­pli­an­ce.

A sa­ú­de da em­pre­sa de­pen­de de al­guém que a ga­ran­ta is­to, não bas­tan­do a efe­ti­vi­da­de de seu ne­gó­cio. As­sim, da mes­ma for­ma que ela pos­sui di­ver­sos de­par­ta­men­tos pa­ra ga­ran­tir seu fun­cio­na­men­to (com­pras, ven­das, pro­du­ção, RH), de­ve pos­su­ir um ges­tor tri­bu­tá­rio, que es­te­ja sem­pre cu­i­dan­do de sua sa­ú­de fi­nan­cei­ra pe­ran­te os ór­gão fe­de­ra­ti­vos.

(Ali­ne Gui­ot­ti Gar­cia é ad­vo­ga­da)

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