Home / Opinião

OPINIÃO

O espírito empreendedor na advocacia

O artigo de hoje tem um jeitinho arrojado e sonhador propriamente dito, o verdadeiro espírito empreendedor daquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear um futuro promissor.

É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Relevante destacar, que ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo.

O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

O mundo jurídico carece de empreendedores, precisamos de inovação no mercado jurídico. O advogado deve saber que esse passo exige mais do que conhecimento jurídico, estudos ou a mesmice evidente.

É preciso possuir veia empreendedora e capacidade obsessiva de transformar sonhos em realidade, de fazer acontecer. Advogados empreendedores buscam oportunidades e têm iniciativa, executam sua nova história.

Persistem, são comprometidos e assumem a responsabilidade pelos resultados obtidos. Exigem qualidade e eficiência, pessoalidade e compromisso, resultados e parcerias.

O profissional do direito deve ampliar a sua visão para o conhecimento detalhado do negócio, do mercado correspondente, do modelo econômico e da atividade tecnológica necessária, o mundo jurídico business é uma realidade.

Gestão compartilhada, troca de conhecimento ao compartilhamento de informações e de atuação com as demais áreas estratégicas das empresas dos clientes, pois muitas vezes negócios são iniciados sem um maior estudo do impacto de tal atividade junto às esferas do consumidor, políticas sociais, responsabilidade ambiental e social.

O advogado empreendedor é capaz de gerir todas as áreas, em sintonia com os resultados planejados para o escritório, tanto para adquirir uma visão abrangente e tomar decisões assertivas, quanto para otimizar os custos e trabalhar com uma estrutura enxuta com resultados.

Empreender é determinar o destino do escritório e não se deixar levar por outros caminhos. Determinados comportamentos são fundamentais para o sucesso de um advogado empreendedor, que deve ser persistente, autoconfiante, independente e não deve ter medo de enfrentar a competitividade no mercado.

Dessa forma, é importante manter-se sempre perseverante, saber valorizar o trabalho em equipe, manter o foco, entender que gestão e comunicação são chaves para o sucesso e, claro, ser um eterno aprendiz.

O advogado empreendedor está sempre buscando, pensando e agindo diferente, é preciso sonhar, traçar metas, executar e viver a intensidade do empreendedorismo na advocacia seja em qual área do direito a diferença está em você doutor ou doutora.

(Lorena Ayres, advogada, articulista e comendadora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias