Opinião

Os primeiros habitantes do Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 17 de abril de 2016 às 02:23 | Atualizado há 9 anos

“São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.” (Caput do artigo 231 da Constituição)

É tra­di­ção nas es­co­las co­me­mo­rar o “Dia do Ín­dio” to­do dia 19 de abril. Mas vo­cê já pa­rou pra se per­gun­tar o por­quê da da­ta? A ideia é sim­ples: pre­ser­var a me­mó­ria das di­ver­sas tri­bos in­dí­ge­nas que já vi­ve­ram, e ain­da vi­vem, em nos­so pa­ís. A ideia de se cri­ar um Dia do Ín­dio sur­giu lá nos anos 1940, da­ta em que re­pre­sen­tan­tes de vá­ri­as et­ni­as de paí­ses co­mo o Chi­le e o Mé­xi­co se re­u­ni­ram no Pri­mei­ro Con­gres­so In­di­ge­nis­ta In­te­ra­me­ri­ca­no. A re­u­ni­ão ti­nha o pro­pó­si­to de dis­cu­tir vá­ri­as pau­tas a res­pei­to da si­tu­a­ção dos po­vos in­dí­ge­nas após sé­cu­los de co­lo­ni­za­ção.

Es­sa da­ta é lem­bra­da no Bra­sil e em vá­rios ou­tros paí­ses do con­ti­nen­te ame­ri­ca­no. No ca­so do Bra­sil, o Dia do Ín­dio foi ins­ti­tu­í­do via de­cre­to-lei, em 1943, pe­lo en­tão pre­si­den­te Ge­tú­lio Var­gas, no cha­ma­do Es­ta­do No­vo. Ha­via tam­bém, no con­tex­to do Es­ta­do No­vo, a for­te in­flu­ên­cia de ser­ta­nis­tas e es­tu­di­o­sos de co­mu­ni­da­des in­dí­ge­nas, co­mo o Ma­re­chal Cân­di­do Ron­don. A his­tó­ria cru­el em que vi­vem os nos­sos ín­di­os é re­sul­ta­do de um his­tó­ri­co que per­pas­sa pe­lo ca­pi­ta­lis­mo des­de o sé­cu­lo XV e XVI atra­vés do mer­can­ti­lis­mo, se­gui­do da Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al. No iní­cio, o co­lo­ni­za­dor pre­ci­san­do de um guia, ti­nha no ín­dio um apoi­a­dor pa­ra des­bra­var a ma­ta. Po­rém, quan­do o ín­dio não se dei­xou es­cra­vi­zar pas­sou ao mi­to do mau sel­va­gem, ou um ser sem lei, sem rei e sem al­ma. Es­ses ín­di­os re­sis­tem a tu­do, pre­ser­van­do sua lín­gua e sua iden­ti­da­de cul­tu­ral, mes­mo mo­ran­do nas ci­da­des atu­al­men­te. Os con­fron­tos de iden­ti­da­de cul­tu­ral dos in­dí­ge­nas, dos pri­mei­ros tem­pos, per­sis­tem ho­je em pro­por­ções mui­to mai­o­res e de­su­ma­nas, ten­do em vis­ta que, eva­di­dos de su­as ter­ras, não têm ou­tro ca­mi­nho a não ser o da ci­da­de. Ali eles se es­mo­lam, são mar­gi­na­li­za­dos e até quei­ma­dos por se­res que se di­zem so­ci­a­li­za­dos. Tal­vez, por te­rem si­do co­lo­ca­dos à mar­gem por se­rem mi­no­ria são dis­cri­mi­na­dos e ex­cluí­dos. No Es­ta­do de Ma­to Gros­so do Sul, se­gun­do da­dos, exis­te um al­to ín­di­ce de mor­te por su­i­cí­di­os de in­dos por fal­ta do seu ha­bi­tat na­tu­ral. Com a De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Po­vos In­dí­ge­nas, de­cla­ra­da pe­la ONU e, ra­ti­fi­ca­da por 143 paí­ses, co­me­ça a se de­li­ne­ar uma no­va re­a­li­da­de, com mui­ta lu­ta e re­sis­tên­cia que con­ta com o apoio de vá­rios in­dí­ge­nas. Eles são ad­vo­ga­dos, an­tro­pó­lo­gos, edu­ca­do­res, psi­có­lo­gos, que sa­bem a im­por­tân­cia de se man­te­rem na lu­ta por seus di­rei­tos.

Pa­re­ce uto­pia que­rer pre­ser­var a po­pu­la­ção in­dí­ge­na que, ape­sar de pro­te­gi­da por mui­tas leis, foi am­pla­men­te ex­ter­mi­na­da pe­los con­quis­ta­do­res de nos­sas ter­ras e pe­las do­en­ças que eles trou­xe­ram, cu­jo nú­me­ro de ha­bi­tan­tes caiu de cer­ca de 3 mi­lhões pa­ra cer­ca de 150 mil em me­a­dos do sé­cu­lo XX, quan­do con­ti­nu­a­va ca­in­do. Ape­nas na dé­ca­da de 1980 es­sa po­pu­la­ção pas­sou a cres­cer em um rit­mo só­li­do. A par­tir de 1991, o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE) in­clu­iu a ca­te­go­ria “in­dí­ge­na” no Cen­so. Des­de en­tão, a po­lí­ti­ca na­ti­va bra­si­lei­ra cres­ceu 150%, pas­san­do de 330 mil pes­so­as em 1995 pa­ra qua­se 820 mil em 2010. Mui­tos bra­si­lei­ros se au­to­de­cla­ra­ram in­dí­ge­nas, em­bo­ra mi­lhões de ou­tros que te­nham al­gum san­gue ín­dio em su­as vei­as, sa­be-se que ain­da so­bre­vi­vem iso­la­dos sem con­ta­to com a ci­vi­li­za­ção. É com res­pal­do nes­tes da­dos que não po­de­mos nos exi­mir do com­pro­mis­so com um po­vo que foi bru­tal­men­te ar­ran­ca­do de seu ha­bi­tat na­tu­ral, com to­dos os seus cos­tu­mes, su­as leis, seu jei­to de vi­da e le­va­do pa­ra uma cul­tu­ra da qual o ho­mem ín­dio nun­ca se aco­mo­dou. Des­sa for­ma, a ce­le­bra­ção do Dia do Ín­dio tem pro­pó­si­tos bem mai­o­res e mais sig­ni­fi­ca­ti­vos do que ape­nas ser uma da­ta pa­ra se co­me­mo­rar nas es­co­las e Ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas, ou mes­mo ser­vir de te­ma pa­ra re­fle­xão crí­ti­ca nas uni­ver­si­da­des, es­co­las e de­mais ins­ti­tu­i­ções se­me­lhan­tes. O de­ver das au­to­ri­da­des e re­pre­sen­tan­tes do po­der pú­bli­co é o de bus­car mei­os e for­mas con­cre­tas de res­ga­tar o es­pa­ço e a dig­ni­da­de do po­vo in­dí­ge­na. O res­ga­te dos po­vos in­dí­ge­nas no âm­bi­to do Di­rei­to In­ter­na­ci­o­nal, co­mo su­jei­to de di­rei­tos, con­ta com li­de­ran­ças mun­di­ais que lu­tam pe­lo di­rei­to ao di­rei­to, no ca­so, di­rei­to In­dí­ge­na. A ONU, os ati­vis­tas, os am­bien­ta­lis­tas e os ob­ser­va­do­res da cau­sa, têm si­do par­cei­ros do re­co­nhe­ci­men­to dos di­rei­tos dos ín­di­os, mas o res­ga­te da dig­ni­da­de é ali­cer­ça­do pe­la aco­mo­da­ção no es­pa­ço ge­o­grá­fi­co, com su­as ter­ras, su­as mo­ra­di­as. O con­fli­to pe­la de­mar­ca­ção con­ti­nua a exis­tir e pa­re­ce que não te­rá so­lu­ção a cur­to pra­zo, não por­que se­ja im­pos­sí­vel, mas por ab­so­lu­ta fal­ta de in­te­res­se do Go­ver­no. En­quan­to is­so, pro­du­to­res e in­dí­ge­nas con­ti­nuam sen­do pre­ju­di­ca­dos e mais que is­so, an­te uma si­tu­a­ção de ab­so­lu­ta in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca que se re­fle­te na eco­no­mia do Es­ta­do, dei­xan­do es­ses po­vos sem con­di­ções de so­bre­vi­vên­cia, vi­ven­do em con­di­ções de ex­tre­ma po­bre­za e mi­sé­ria em al­gu­mas al­dei­as ou à bei­ra de ro­do­vi­as, co­mo tem re­i­te­ra­da­men­te mos­tra­do a mí­dia. Ur­ge, por­tan­to, que o Go­ver­no as­su­ma seu pa­pel e cum­pra o que o cons­ti­tu­in­te de 1988 or­de­nou.

Que­ro ex­ter­nar aos po­vos in­dí­ge­nas, mi­nha ad­mi­ra­ção e meu res­pei­to, so­bre­tu­do por se­rem nos­sos ir­mãos, que têm seus va­lo­res, su­as cren­ças, seus sen­ti­men­tos e por per­ten­cer­mos, to­dos, a um mes­mo Pai: nos­so Deus.

(Cé­lia Va­la­dão é can­to­ra, ba­cha­rel em Di­rei­to e ve­re­a­do­ra)

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