Home / Opinião

OPINIÃO

Uma análise sistemática de doenças do fígado que afetam o cérebro

Du­ran­te mui­to tem­po te­mos bus­ca­do en­ten­der as do­en­ças psí­qui­cas e neu­rop­si­qui­á­tri­cas pa­ra me­lhor aju­dar aque­les que des­se mal so­frem.

Es­tu­dos têm nos mos­tra­dos que mui­tas do­en­ças neu­rop­si­qui­á­tri­cas são cau­sa­das pe­la en­ce­fa­lo­pa­tia he­pá­ti­ca pro­vo­ca­da pe­la in­to­xi­ca­ção san­guí­nea, ge­ra­das pe­las in­fec­ções, fa­lên­cia re­nal, he­mor­ra­gi­as ou cons­ti­pa­ção in­tes­ti­nal que le­vam a dis­túr­bi­os de me­mó­ria, de­pres­são e agres­si­vi­da­de.

Quan­do es­tu­da­mos as do­en­ças pro­vo­ca­das pe­la in­ges­tão de ál­co­ol, mui­tas ve­zes não le­va­mos em con­ta o que é ge­ra­do no fí­ga­do que le­va ao pa­ci­en­te a con­fu­são men­tal, de­so­ri­en­ta­ção, agres­si­vi­da­de, al­te­ra­ções do hu­mor, am­né­sia al­có­o­li­ca, etc. Mui­tas ve­zes é tam­bém con­fun­di­da com al­gu­ma de­mên­cia tí­pi­ca do en­ve­lhe­ci­men­to, des­sas das qua­is não se co­nhe­ce nem a cau­sa nem a cu­ra. Fe­liz­men­te não é o ca­so da en­ce­fa­lo­pa­tia he­pá­ti­ca. Por não se tra­tar de um dis­túr­bio de­ge­ne­ra­ti­vo e pas­sí­vel de tra­ta­men­to e cu­ra. O cé­re­bro so­fre por­que o fí­ga­do es­tá do­en­te.

As fun­ções do fí­ga­do são va­ri­a­das e es­sen­cial­men­te me­ta­bó­li­cas: sín­te­se de pro­teí­nas e de com­pos­tos ne­ces­sá­rios pa­ra di­ges­tão, co­mo a bi­le, es­to­que de gli­co­gê­nio, que em ca­so de ne­ces­si­da­de é con­ver­ti­do em gli­co­se; e de­sin­to­xi­ca­ção do san­gue. Ca­be ao fí­ga­do lim­par as to­xi­nas que ca­em na cor­ren­te san­guí­nea, trans­for­man­do-os em ureia – que sai na uri­na. Ca­so is­so não ocor­ra, elas atra­ves­sam a bar­rei­ra he­ma­to­en­ce­fá­li­ca e che­gam ao cé­re­bro, cau­san­do al­te­ra­ções de com­por­ta­men­to e per­cep­ção.

As­sim quan­do es­sas fun­ções es­tão com­pro­me­ti­das te­mos a en­ce­fa­lo­pa­tia he­pá­ti­ca. In­fe­liz­men­te, mui­tas ve­zes ig­no­ra­do pe­los pro­fis­si­o­nais que atuam no tra­ta­men­to dos dis­túr­bi­os neu­ro­ló­gi­cos, psi­qui­á­tri­cos e psi­co­ló­gi­cos.

Quan­do nos re­fe­ri­mos às do­en­ças pro­vo­ca­das, mui­tas ve­zes, pe­la in­ges­tão in­dis­cri­mi­na­da de ál­co­ol, cau­san­do a cir­ro­se, do­en­ça que po­de per­ma­ne­cer as­sin­to­má­ti­ca por vá­rios anos.

A mai­o­ria dos pa­ci­en­tes não se da con­ta dos pri­mei­ros sin­to­mas, po­rém, pes­so­as que con­vi­vem com eles (pa­ci­en­tes) per­ce­bem agres­si­vi­da­de ou si­nais de de­pres­são. “Po­dem sur­gir com­por­ta­men­tos bi­zar­ros co­mo, por exem­plo, uri­nar den­tro da ge­la­dei­ra.” “E o pa­ci­en­te es­tá con­vic­to de que es­tá fa­zen­do a coi­sa cer­ta”, diz o he­pa­to­lo­gis­ta Má­rio kon­do, da Uni­fesp. Ou­tro sin­to­ma é a per­tur­ba­ção do so­no, mui­to co­mum no ini­cio da do­en­ça, sin­to­ma que é con­fun­di­do com a sín­dro­me de ab­sti­nên­cia do pa­ci­en­te al­co­o­lis­ta, mas com o tem­po ten­de a se in­ten­si­fi­car. Há uma in­ver­são do ci­clo vi­gí­lia-so­no, a pes­soa tem di­fi­cul­da­de pa­ra dor­mir à noi­te e fi­ca so­no­len­ta du­ran­te o dia e fi­ca so­no­len­ta no meio de uma con­ver­sa.

Ou­tro si­nal da pa­to­lo­gia é o que os mé­di­cos cham de flap­ping da mão, mo­vi­men­to “den­te­a­do” quan­do mo­vi­men­ta o bra­ço a pe­di­do do mé­di­co pa­ra um tes­te.

In­tes­ti­no pre­so e di­e­ta ri­ca em car­ne são ini­mi­gos do pa­ci­en­te cir­ró­ti­co por­que po­dem fa­vo­re­cer o apa­re­ci­men­to da do­en­ça.

A en­ce­fa­lo­pa­tia mí­ni­ma, co­mo é cha­ma­da, só é de­tec­ta­da em tes­tes neu­rop­si­co­ló­gi­cos e neu­ro­fi­si­o­ló­gi­cos, mas seus efei­tos po­dem pi­o­rar a qua­li­da­de de vi­da do pa­ci­en­te, cau­san­do pre­ju­í­zos de me­mó­ria e aten­ção e di­fi­cul­tan­do a re­a­li­za­ção de ta­re­fas co­ti­dia­nas, co­mo di­ri­gir au­to­mó­veis. “Es­se tal­vez se­ja o si­nal mais evi­den­te de en­ce­fa­lo­pa­tia mí­ni­ma”, afir­ma Kon­go.

“A en­ce­fa­lo­pa­tia he­pá­ti­ca atin­ge de 50% a 70% dos pa­ci­en­tes cir­ró­ti­cos ao lon­go da do­en­ça.” “Sen­do a he­pa­ti­te vi­ral crô­ni­ca a cau­sa mais co­mum de cir­ro­se, o co­nhe­ci­men­to do per­fil do bra­si­lei­ro in­fec­ta­do é im­pres­cin­dí­vel na iden­ti­fi­ca­ção da mag­ni­tu­de do pro­ble­ma, pos­si­bi­li­tan­do o tra­ta­men­to e pre­ven­ção da do­en­ça.” “A pa­to­lo­gia po­de se tor­nar crô­ni­ca em até 85% dos ca­sos.” “Tra­ta-se de uma do­en­ça ex­tre­ma­men­te cus­to­sa do pon­to de vis­ta pes­so­al e de sa­ú­de pú­bli­ca.” “A de­sin­for­ma­ção tem con­tri­bu­í­do pa­ra a pro­pa­ga­ção da pa­to­lo­gia”, diz Ana Luí­za Gil­ber­to­ni Cruz – Mé­di­ca In­fec­to­lo­gis­ta.

O que mais pre­o­cu­pa Má­rio Kon­go é a sín­dro­me me­ta­bó­li­ca (obe­si­da­de, hi­per­ten­são ar­te­rial, hi­per­gli­ce­mia e al­te­ra­ções dos ní­veis de li­pí­di­os no san­gue) e a in­ges­tão de ál­co­ol co­mo os mai­o­res de­sen­ca­de­a­do­res da cir­ro­se e da en­ce­fa­lo­pa­tia he­pá­ti­ca.

Mais uma vez te­mos que nos­sos há­bi­tos do co­ti­dia­no são res­pon­sá­veis pe­la mai­o­ria de nos­sas do­en­ças.

A me­di­ci­na psi­cos­so­má­ti­ca, Ci­ên­cia que es­tu­da a li­ga­ção di­re­ta ou in­di­re­ta do sur­gi­men­to das do­en­ças a par­tir do in­ter­cam­bio en­tre Es­pí­ri­to (es­sên­cia di­vi­na) e cor­po fí­si­co, tem con­tri­bu­í­do efi­caz­men­te pa­ra o tra­to e pre­ven­ção de en­fer­mi­da­des que sur­gem em tem­pos de gran­des con­fli­tos do ho­mem con­si­go mes­mo e na so­ci­e­da­de atu­al.

A nu­tri­ção ma­te­ri­al, de fo­ra pa­ra den­tro, e nu­tri­ção es­pi­ri­tual (pen­sa­men­tos e sen­ti­men­tos), de den­tro pa­ra fo­ra, con­cor­rem e se res­pon­sa­bi­li­zam pe­lo es­ta­do de sa­ú­de do ho­mem en­car­na­do.

Re­a­ções de na­tu­re­za in­fe­ri­or (ódio, tris­te­za, in­tem­pe­ran­ça, me­do, afli­ções, sen­su­a­lis­mo, de­sâ­ni­mo, im­pa­ci­ên­cia, in­cons­tân­cia, etc.) sen­do for­ças opres­so­ras e dis­per­si­vas, abai­xam ou exal­tam de­mais os ní­veis vi­bra­tó­rios das cé­lu­las do du­plo eté­ri­co (po­de­mos tam­bém di­zer “in­con­sci­en­te”) e do cor­po den­so, ori­gi­nan­do do­en­ças e dis­fun­ções. Da mes­ma for­ma que re­a­ções no sen­ti­do in­ver­so (se­re­ni­da­de, con­fi­an­ça, fé, co­ra­gem, pa­ci­ên­cia, âni­mo for­te, ale­gria, tem­pe­ran­ça, etc.) se­rão ca­pa­zes de res­ta­be­le­cer a sa­ú­de ou o equi­lí­brio or­gâ­ni­co.

A ali­men­ta­ção ma­te­ri­al ina­de­qua­da pro­vo­ca tam­bém de­se­qui­lí­bri­os or­gâ­ni­cos e po­de vir a di­fi­cul­tar o con­tro­le do cor­po pe­lo es­pí­ri­to. O que se re­fle­te no se­tor psí­qui­co co­mo neu­ras­te­nia, ir­ri­ta­ção, ner­vo­sis­mo, de­sâ­ni­mo.

O ho­mem en­car­na­do de­ve cu­i­dar com ca­ri­nho tan­to da hi­gi­e­ne es­pi­ri­tual, co­mo da ma­te­ri­al. Es­cre­ve­mos no DM so­bre o as­sun­to: Interação: men­te-cor­po-es­pí­ri­to.

Qua­se sem­pre o cor­po do­en­te as­si­na­la a men­te en­fer­ma.

A me­di­ci­na hu­ma­na se­rá mui­to di­fe­ren­te no fu­tu­ro, quan­do a ci­ên­cia pu­der com­pre­en­der a ex­ten­são e a com­ple­xi­da­de dos fa­to­res men­tais no cam­po das mo­lés­tias do cor­po fí­si­co. Não ra­ra­men­te se en­con­tram as afec­ções di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­das com o psi­quis­mo. To­dos os ór­gã­os são su­bor­di­na­dos à as­cen­dên­cia mo­ral.

Maus pen­sa­men­tos e maus sen­ti­men­tos fun­cio­nam no pla­no psí­qui­co, com re­per­cus­são pos­te­ri­or no cam­po fí­si­co co­mo fon­te per­ni­cio­sa de ba­ci­los de­le­té­ri­cos a con­ta­mi­nar o meio, pro­du­zin­do de­se­qui­lí­bri­os que po­dem ir des­de a in­tran­qui­li­da­de es­pi­ri­tual até a do­en­ça fí­si­ca.

Dis­se num con­gres­so que che­ga­rá um dia em que per­gun­ta­rei ao meu pa­ci­en­te: “Di­ga-me o que tu pen­sas que te di­rei o que tu tens”, ou se­ja, so­mos e ado­e­ce­mos atra­vés de nos­sos pen­sa­men­tos. Não exis­te um “re­mé­dio” mais efi­caz do que a pró­pria pes­soa que bus­ca co­nhe­cer a si mes­mo.

Ca­da ór­gão es­tá di­re­ta­men­te li­ga­do às nos­sas re­a­ções e pos­tu­ras psi­co­e­mo­cio­nais pe­ran­te a vi­da e a si mes­mo.

No li­vro dos Es­pí­ri­tos na per­gun­ta 919 foi per­gun­ta­do ao Pla­no Su­pe­ri­or: “O que de­ve­mos fa­zer pa­ra evi­tar o ar­ras­ta­men­to ao mal e me­lho­rar­mos nes­sa vi­da?” Res­pos­ta: “Um sá­bio da an­ti­gui­da­de vos dis­se: Co­nhe­ça-te a ti mes­mo.”

(Dr. Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo, psi­có­lo­go ho­lís­ti­co, psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta, pa­rap­si­có­lo­go. Fi­ló­so­fo clí­ni­co. Prof. Edu­ca­ção Fí­si­ca. Ar­tis­ta Plás­ti­co. Es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo. Es­cri­tor e pa­les­tran­te. Emails.: ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br  e/ou ra­be­los­te­ra­peu­ta@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias