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OPINIÃO

O Mercosul e a conta a pagar

Os his­to­ri­a­do­res, com cer­te­za, da­qui a al­gu­mas dé­ca­das, des­cre­ve­rão com isen­ção o atra­so que os úl­ti­mos tre­ze anos re­pre­sen­ta­ram pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co do Bra­sil. No co­mér­cio ex­te­ri­or, ali­ás, es­sa de­fa­sa­gem es­tá bem ex­plí­ci­ta, mas de­ve­rá se acen­tu­ar ain­da mais, se na­da for fei­to pa­ra en­fren­tar o no­vo ce­ná­rio mun­di­al em que de­ve­rão pre­do­mi­nar gran­des acor­dos re­gi­o­nais co­mo o Tra­ta­do Tran­spa­cí­fi­co (TPP na si­gla em in­glês), as­si­na­do em fe­ve­rei­ro en­tre Es­ta­dos Uni­dos, Aus­trá­lia, Bru­nei, Ca­na­dá, Chi­le, Ja­pão, Ma­lá­sia, Mé­xi­co, No­va Ze­lân­dia, Pe­ru, Sin­ga­pu­ra e Vi­et­nã, e o tra­ta­do que vem sen­do ne­go­ci­a­do en­tre Es­ta­dos Uni­dos e Uni­ão Eu­ro­peia, ape­sar dos pro­tes­tos que ocor­rem em vá­ri­as ca­pi­tais do ve­lho con­ti­nen­te.

No to­tal, es­ses dois acor­dos vão re­pre­sen­tar 75% de to­do o co­mér­cio glo­bal e, fi­can­do o Bra­sil de fo­ra de am­bos, não só te­rá de se sub­me­ter às re­gras que se­rão im­pos­tas co­mo te­rá de en­con­trar uma es­tra­té­gia po­lí­ti­ca e co­mer­cial pa­ra con­ti­nu­ar so­bre­vi­ven­do num mun­do ex­tre­ma­men­te com­pe­ti­ti­vo. Bas­ta ver que, ho­je, o Pa­ís ex­por­ta US$ 54 bi­lhões pa­ra os paí­ses do TPP. Des­se vo­lu­me, 35% são pro­du­tos ma­nu­fa­tu­ra­dos que vão pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, Mé­xi­co, Pe­ru e Chi­le.

Co­mo se sa­be, es­ses pro­du­tos vão en­fren­tar uma com­pe­ti­ção dos pro­du­tos nor­te-ame­ri­ca­nos e ja­po­nes­es que se­rão be­ne­fi­ci­a­dos pe­las isen­ções es­ta­be­le­ci­das pe­los paí­ses-mem­bros do TPP. Já os pro­du­tos agrí­co­las vão con­cor­rer com aque­les ex­por­ta­dos pe­la Aus­trá­lia e No­va Ze­lân­dia, que, ob­via­men­te, con­ta­rão com as van­ta­gens ofe­re­ci­das pe­lo tra­ta­do.

Di­an­te des­se ce­ná­rio, o Bra­sil con­ti­nuou, pra­ti­ca­men­te, pa­ra­li­sa­do e iso­la­do. Por is­so, o que se es­pe­ra ago­ra é que o go­ver­no in­te­ri­no de Mi­chel Te­mer pro­cu­re uma re­a­pro­xi­ma­ção mais in­ten­sa com o mer­ca­do nor­te-ame­ri­ca­no e pro­cu­re le­var de vez o Mer­co­sul a um acor­do com a Uni­ão Eu­ro­peia, de­pois de qua­se 16 anos de ne­go­ci­a­ções in­fru­tí­fe­ras.

Se o Mer­co­sul ti­ves­se se man­ti­do na tra­je­tó­ria que se­guiu em seus pri­mei­ros 11 anos, quan­do bus­cou a li­be­ra­li­za­ção eco­nô­mi­ca e a aber­tu­ra de mer­ca­dos, e não se trans­for­ma­do em fó­rum po­lí­ti­co e so­ci­al, sem avan­ços na área co­mer­cial, por cer­to, te­ria aju­da­do a vi­a­bi­li­zar a Área de Li­vre Co­mér­cio das Amé­ri­cas (Al­ca), pro­pos­ta pe­lo go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no, e con­cluí­do o acor­do com a Uni­ão Eu­ro­peia. Sem con­tar que já es­ta­ria fun­cio­nan­do co­mo uni­ão adua­nei­ra, tal co­mo foi pre­co­ni­za­do no Tra­ta­do de As­sun­ção, que o cri­ou em 1991.

Bas­ta ver que, em 2002, 16% do co­mér­cio ex­te­ri­or bra­si­lei­ro eram exe­cu­ta­dos com os paí­ses do Mer­co­sul e, ho­je, es­sa por­cen­ta­gem mal che­ga a 9%. Pa­re­ce cla­ro que o Bra­sil ho­je pa­ga a con­ta pro­vo­ca­da por seus pró­prios er­ros.

(Mil­ton Lou­ren­ço, pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca (ACTC). E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te:www.fi­or­de.com.br)

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