Home / Opinião

OPINIÃO

O brigadeiro Felipe Antonio Cardoso - Assembleia Legislativa

A professora, escritora e historiadora Maria Narcisa Cordeiro dos Reis teve uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa, quando presenteou o Palácio Alfredo Nasser com um quadro à óleo do brigadeiro Felipe Antonio Cardoso, o precursor de Independência em Goiás.

Evento deu-se no dia 20 de setembro coincidente à edição especial do Jornal  da Cultura Goiana, que publicou um trabalho histórico sobre o herói goiano, de autoria da professora e historiadora Ana Braga, benemérita de Academia Goiana de Letras.

A óleo do grande goiano é da lavra do artista plástico Vitor Hugo Cunha. Á oportunidade a professora Maira Narcisa, que é tataraneta do brigadeiro Felipe Antonio Cardoso, se fazia acompanhar de sua filha Ana Carolina, dos jornalista Walter Menezes e Maria Dionis, vistos na foto.

A seguir, um artigo da escritora Diolinda Magalhães sobre o tema:

MEMÓRIAS FAMILIARES

Aflag e o instituto Histórico e Geográfico de Goiás fizeram uma homenagem ao general de brigada Felipe Antônio Cardoso. Nasceu em Cavalcante. Era filho do capitão mor. Domingos Antônio Cardoso e de Rosa Santa Lemos. Eram portugueses. Seu pai veio ao Brasil a serviço do governo português e prestou importantes serviços a Capitania de Goiás, no século XVII.

Domingos A. Cardoso era considerado uma das figuras mais importantes do norte goiano. Foi colonizador da Vila de Chapéu, hoje, cidade de Monte Alegre de Goiás. Tinha uma grande fazenda que exportava gado para o Estado da Bahia. Construiu ali um solar com 30 casas para seus operários, escolas e uma igreja.

O general de brigada Felipe Antônio Cardoso foi um extraordinário político e um autêntico militar.

Era muito jovem quando recebeu o título de general de brigada. Era inteligente, dinâmico e muito corajoso.

Amava sua pátria. Foi precursor da Independência do Brasil, em Goiás. Formou um grupo de partidário para a abolição da monarquia portuguesa. Lutou também pela separação de Goiás, hoje, o Estado do Tocantins. Sua colaboração foi muito importante para o progresso de Goiás. Recebia autoridades na sua fazenda, como John, Emmanuell Polhl quando esteve no Brasil. O general era culto e falava bem o francês.

Faleceu na cidade de Goiás. Foi preso por defender seus ideais.

Este grande homem foi: conselheiro municipal, deputado, governador das Armas por três vezes. Trabalhava para o progresso das indústrias, das minerações e da agricultura. Teve a ideia de construir uma escola de medicina e farmácia em Cavalcante.

A homenagem feita pela Aflag e o Instituto Histórico foi preparado pela drª. Ana Braga, presidente da Aflag e conferencista. Ela falou muito bem e seu “curriculum vitae” é bonito.

A planejadora educacional Araci Batista Cordeiro recebeu uma homenagem também durante o evento por ter feito um excelente estudo sobre sua família, incluindo a vida de Felipe Antônio Cardoso.

Eis algumas bibliografias:

Brasil, Antônio Americano da Súmula de História de Goiás.

Telles, José Mendonça – Imprensa Matutina Lacerda, Regima – Os acontecimentos e a Repercussão da Independência em Goiás. História de Campos Belos e das famílias pioneiras – Araci B. Cordeiro (trineta) de Felipe Antônio Cardoso.

O dr. Juracy B. Cordeiro falou em nome da família com palavras eloquentes e sinceras.

Agradeceu a homenagem do seu ilustre parente. Sua irmã Maria Batista Cordeiro ofereceu uma bonita corbelha drª Ana Braga autora do discurso.

Estavam presente: os familiares, os amigos e autoridades. O presidente da República e o governador do Estado de Goiás enviaram telegramas.

A pianista Maria Ludovico tocou três belas canções e sua filha cantou. Que bela voz! Elas são também da família.

O salão estava decorado em verde e amarelo. A bandeira brasileira, a bandeira da Aflag e a bandeira do Tocantins tiveram uma atração muito especial, pois são símbolos muito significativos.

“Minha avó foi homenageada no Palácio das Esmeraldas, seu nome foi dado a uma escola de Campos Belos, 600 km da Capital de Goiás”.

É um novo projeto: escola, A História e a Vida. Minha avó foi uma professora muito dinâmica. Ela fez de sua profissão um verdadeiro sacerdócio.

Seu nome era: Felismina Cardoso Batista (bisneta) do Brigadeiro Felipe A. Cardoso.

Para mim, foi muito importante conhecer a história de nossa família. Eu escutei com atenção. Este herói goiano é considerado como uma figura importante no movimento político brasileiro. Ele foi precursor da Independência em Goiás.

Eu não conheci minha avó, mas, conheço sua história. Foi uma pessoa de bondade rara. Ela era admirada por todas as pessoas de Campos Belos.

Minha avó e meu avô tinham verdadeira dedicação ao próximo.

A cidade inteira os amava. Esta comemoração foi um dia especial para toda nossa família – palavras da escritora Diolinda Magalhães.

(Lacy Alves Feitosa, jornalista associada à AGI – Associação Goiana de Imprensa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias