Home / Opinião

OPINIÃO

Paciente do SUS faz desabafo “cabeça” sobre hospitais do governo

Como fazer gestão na falta de gestão?

Não sei como Gestores Hospitalares estão conseguindo manter os hospitais abertos na atual situação. Os hospitais dependem de “Secretarias”, e se elas não agilizam as compras lá, quem vai sentir é “a ponta aqui”; já que não tem autonomia para comprar; e aí o povo e judiciário acaba culpando o coitado do Gestor do Hospital!

Se as Secretarias são avisados das faltas, tem a obrigação de agilizar o processo, mas não fazem, e quem é atacado é apenas diretor, o coordenador, o médico ou o funcionário que está atendendo!

Os culpados são as Secretarias e seus Secretários. É a Direção do SUS que não está funcionando! Colocam pessoas em cargos decisivos, mas que não conhecem a realidade dos hospitais, a verdade é essa!

Nem visitam os hospitais para saber como funcionam, ficam nos seus gabinetes escolhendo o que deve ou não ser prioridade, enquanto quem fica na ponta, que deveria ser consultado, é esquecido e bombardeado, sofrendo com a situação de mãos atadas.

A triste realidade do SUS é essa, e parece ser conhecida por poucos.

Se a população conhecesse a realidade não teríamos milhões desperdiçados.

Ninguém ouve a ponta ninguém na Direção do SUS.

Se algum gestor lá da ponta reclamar de algo sabe o que acontece? É punido!

Meu coração chora, porque essa é a realidade da Saúde.

As pessoas que mantem os hospitais abertos às vezes tiram do bolso para comprar coisas que faltam!

O que adianta ter um monte de gente na “Direção” se eles não vão aos hospitais e não conhecem a realidade do dia a dia, não convivem com o sofrimento, não tem de resolver os problemas reais e somente olham para papéis?

Eles têm que saber de verdade o que é urgente ou não! Máscara, luva, esparadrapo, são tão fundamentais, como outros materiais, medicamentos e principalmente funcionários bem preparados, bem pagos e médicos motivados.

Deviam sair e ir ver como a “direção” deles afeta a população, pois estão fazendo faltar lugar para as pessoas se tratarem, ou aumentando os dias na internação, ou até mesmo matando pessoas!

Não é falta de gestão nos hospitais é falta de gestão na Direção do SUS!

Obs: Na publicação da matéria (26/01/2017) o autor do artigo não havia se identificado.

Eu digo: isso aí, descrito pelo paciente, não tem solução dentro do Sus, dentro do Governo. Dentro do Governo não há quem se importe com o “que é de todo mundo”. Um hospital, como qquer empresa, só funciona quando tem alguém cuidando dele, o “dono”. Por isso, a destruição da Medicina Liberal tantos males está trazendo para o país. A solução? O Governo deter sua política de valorização só de hospitais estatais ou só  de Grandes Grupos Empresariais, também sempre ligados ao Estado. Hospitais pequenos ou médios geridos por quem quer produzir algo, quer inovar, administrar, quem gosta de medicina (e não  do dinheiro), esses são os que estão sendo mortos pelo Governo.

(Marcelo Caixeta - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias